HIDROELÉTRICA

Reservatório de Sobradinho atinge mais de 91% da capacidade

O reservatório não atingia essa marca desde 2009, quando chegou a 100% da capacidade

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 06/05/2020 às 17:33 | Atualizado em 06/05/2020 às 17:47
ANDRÉ SCHULER/DIVULGAÇÃO CHESF
Reservatório de Sobradinho - FOTO: ANDRÉ SCHULER/DIVULGAÇÃO CHESF

O Rio São Francisco está vivendo um ótimo período hídrico depois de um longo tempo de seca. O reservatório de Sobradinho, localizado no norte do Estado da Bahia, da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) atingiu, no último domingo (3), 91,77% do seu volume útil, nível alcançado pela primeira vez desde 2009, quando chegou a 100% da capacidade.

Isto significa que os reservatórios vão continuar abastecendo os usos múltiplos das águas das populações ribeirinhas e, segundo a Chesf, a expectativa é que, com o nível atual, quando tiver início o próximo período úmido, entre os meses de novembro e dezembro, ainda esteja com mais de 40% do seu volume útil. Em outros anos, neste mesmo período, o reservatório já chegou próximo a 0% no volume.

A vazão defluente de Sobradinho estava em 1.600 m³/s e foi reduzida para 1.400 m³/s no dia 1º de maio, enquanto a vazão de Xingó continua em 1.300 m³/s.

O aumento no volume do reservatório é resultado das chuvas, principalmente as ocorridas no estado de Minas Gerais, a partir da segunda quinzena de janeiro deste ano, ainda de acordo com as Chesf. Essas chuvas possibilitaram um aumento significativo do nível do reservatório, após oito anos de escassez hídrica.

A Chesf avalia que Sobradinho chegará, no máximo, a 95% de sua capacidade, em maio - após o encerramento do período úmido. Não há previsão de vertimento no reservatório. Em nota, a Companhia afirmou que tem adotado, em todos seus reservatórios, os procedimentos definidos para operação durante o período chuvoso, conforme a elevação dos níveis.

“A situação é de normalidade e bastante favorável com relação ao armazenamento de água em Sobradinho, que possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico”, complementa a nota.

Comentários

Últimas notícias