Amazônia

Novo recorde de desmatamento na Amazônia brasileira

Os dados questionam a política do presidente Jair Bolsonaro em relação à proteção da maior floresta do planeta

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/05/2020 às 17:11 | Atualizado em 13/05/2020 às 14:43
Foto: AFP
O desmatamento da Amazônia manteve o ritmo de alta no mês de junho - FOTO: Foto: AFP

O desmatamento na Amazônia brasileira atingiu um novo recorde nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com dados oficiais divulgados nesta sexta-feira(8), que revelam uma tendência preocupante após os incêndios que proliferaram na região em 2019.

Entre janeiro e abril, 1.202 km2 de floresta foram devastados, segundo dados baseados em imagens de satélite do Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do governo.

Isso significa um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado e é o número mais alto para o período de janeiro a abril desde 2016, quando as medições foram iniciadas.

Esses dados novamente questionam a política do presidente Jair Bolsonaro em relação à proteção da maior floresta do planeta, que o Brasil abriga 60%. Cético em relação às mudanças climáticas, Bolsonaro foi criticado pela comunidade internacional por minimizar os incêndios que atingiram a região entre maio e outubro.

Somente em 2019, os incêndios contribuíram para a destruição de 10.123 km2 de floresta na Amazônia brasileira, ultrapassando a marca de 10.000 km2 pela primeira vez desde 2008.

A tendência para 2020 é ainda mais preocupante porque o período de incêndios começa em maio, com o início da estação seca.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://i.ytimg.com/vi/NfCYEPt8i50/hqdefault.jpg', 'id_midia_tipo':'4', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'NfCYEPt8i50', 'cd_midia':8120540, 'ds_midia_link': 'https://www.youtube.com/watch?v=NfCYEPt8i50&feature=youtu.be', 'ds_midia': '
Começa operação contra desmatamento na Amazônia

O Brasil iniciou uma operação militar contra o desmatamento e incêndios florestais na Amazônia. A iniciativa foi anunciada na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro e as imagens da ação foram divulgadas nesta terça-feira.
', 'ds_midia_credi': 'AFP', 'ds_midia_titlo': '
Começa operação contra desmatamento na Amazônia

O Brasil iniciou uma operação militar contra o desmatamento e incêndios florestais na Amazônia. A iniciativa foi anunciada na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro e as imagens da ação foram divulgadas nesta terça-feira.
', 'cd_tetag': '10', 'cd_midia_w': '420', 'cd_midia_h': '315', 'align': 'Left'}

Causa

O desmatamento é causado em grande parte por madeireiros ilegais além da mineração e agricultura em áreas protegidas. Depois de derrubar as árvores, os invasores usam o fogo para limpar a área.

Bolsonaro pretende abrir mais regiões protegidas à atividade econômica, argumentando que os povos indígenas devem poder explorar economicamente suas terras ancestrais.

Na quinta-feira, ele assinou um decreto autorizando as Forças Armadas a combater incêndios e supervisionar o trabalho de agências ambientais entre 11 de maio e 10 de junho.

Os ambientalistas argumentam que seria melhor aumentar o orçamento e o número de funcionários em agências ambientais.

 

Comentários

Últimas notícias