SOLIDARIEDADE

Andando 40 minutos sozinha e a pé, diretora de escola pública de Santa Catarina leva atividades para alunos sem internet

A educadora Cleusa Regina de Vargas percebeu que os alunos carentes da Escola Municipal Maria Martins Budal estavam encontrando dificuldades para realizar as atividades

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 15/05/2020 às 20:06 | Atualizado em 15/05/2020 às 20:06
HERISON SCHORR/FOLHA NORTE SC
A diretora vai a pé até a casa dos alunos para entregar as atividades pedagógicas - FOTO: HERISON SCHORR/FOLHA NORTE SC

À medida que o novo coronavírus avança no Brasil, exemplos de solidariedade também crescem e dão uma ponta de esperança aos que menos têm condições de se manter no isolamento social. Na área rural do município de Garuva, em Santa Catarina, a diretora da Escola Municipal Maria Martins Budal, Cleusa Regina de Vargas, de 60 anos, mostra que, em tempos de pandemia, um gesto singelo pode fazer a diferença. Ela percebeu que alunos carentes da instituição estavam encontrando dificuldades para realizar as atividades escolares e decidiu, por conta própria, ir até as residências desses estudantes entregar o material escolar, a pé e caminhando 40 minutos na lateral da BR-101. 

>> Rafa Mattos grafita mensagem de esperança em hotel do Recife. Veja imagens

>> Entidade faz entrega de 165 cestas básicas para famílias carentes no Recife e sua Região Metropolitana

>> Orquestra do Exército faz apresentação para pacientescom coronavírus em Hospital do Recife

Segundo a dona de casa Dara Lúcia Franco, mãe do pequeno Gabriel, de 6 anos, relatou que, devido ao sinal de internet na região não ser bom, o pequeno estudante não conseguia receber as atividades enviadas. "As professoras até tentavam nos enviar tarefas pelo WhatsApp, mas o sinal aqui é muito ruim e os arquivos não abriam", contou.

A diretora da escola também notou que os responsáveis pelos estudantes não entravam em contato para falar sobre o 'kit merenda', dado aos estudantes. "Era algo simbólico, com uma caixa de leite, um litro de óleo e algumas coisinhas para eles comerem em casa, mas eu sabia que aquilo fazia a diferença neste momento de tanto desemprego", disse.

Ao perceber a falta de contato dos pais, Cleusa foi até a casa dos estudantes para entender a situação. "Descobri que eles não tinham internet para receber as informações e atividades que enviávamos, e me comprometi a entregar tudo pessoalmente uma vez por semana", contou. Inicialmente, a ida até os locais era feita com o marido, que a levava de carro. No entanto, esse percurso, mesmo sendo perigoso, passou a ser feito a pé.

"Meu marido precisa do nosso carro e eu não tenho ajuda de custos para conseguir outro transporte, então saio da escola pela manhã e ando pela lateral da BR-101 até a Vila das Pedras, onde esses alunos residem", relatou. Apesar de precisar caminhar próximo aos veículos que trafegam em alta velocidade na rodovia, Cleusa definiu a sensação de poder ajudar os alunos como 'gratificante'. "Elas (as crianças) me mandam beijo, me chamam de 'dire' e sempre dizem que estão com saudade da escola, o que me emociona", afirmou a diretora.

A ida até as residências permite também a diretora ouvir as mães, que estão passando por dificuldades devido a pandemia. "Converso com elas, ouço suas angústias e fico muito triste pela situação que estão passando (...) eles perderam o emprego que tinham nas fábricas da cidade, não têm como manter a casa e logo terão a água e luz cortadas", disse.

Cleusa afirmou que continuará o que está fazendo durante a pandemia do coronavírus. "Isso já faz parte de mim", completou.

HERISON SCHORR/FOLHA NORTE SC
O percurso dura aproximadamente 40 minutos - HERISON SCHORR/FOLHA NORTE SC
HERISON SCHORR/FOLHA NORTE SC
O percurso é feito a pé, às margens da BR-101 - HERISON SCHORR/FOLHA NORTE SC
HERISON SCHORR/FOLHA NORTE SC
A educadora, que faz parte do grupo de risco, utiliza máscara para ir até as casas das famílias - HERISON SCHORR/FOLHA NORTE SC

*as informações são do portal Sempre Família, da Gazeta do Povo

Comentários

Últimas notícias