Durante operação conjunta da Polícia Federal, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, um jovem de 14 anos foi baleado e morto, na noite desta segunda-feira (18). Até serem informados da morte de João Pedro Mattos Pinto nesta terça-feira (19), os familiares estavam sem notícias dele e, inclusive, mobilizaram redes sociais com a hashtag #procurasejoaopedro.
>>Operação da polícia em Jaboatão dos Guararapes tem troca de tiros e morte de suspeito
>>Dez suspeitos são mortos durante ação da Polícia Militar em complexo de favelas no Rio
Segundo informações da Polícia Civil, o jovem foi atingido durante um confronto na comunidade enquanto policiais federais e civis atuavam na região. Ele foi ferido e socorrido de helicóptero. Médicos do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento, mas João Pedro não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o IML de São Gonçalo.
A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) instaurou inquérito para apurar a morte do adolescente. Segundo a especializada, foi realizada perícia no local e duas testemunhas prestaram depoimento. Os policiais foram ouvidos e as armas apreendidas para confronto balístico. Outras diligências estão sendo realizadas para esclarecer as circunstâncias do fato.
A ação visava cumprir dois mandados de busca e apreensão contra lideranças de uma facção criminosa. De acordo com os agentes, seguranças dos traficantes tentaram fugir pulando o muro de uma casa. Eles dispararam contra os policiais e arremessaram granadas na direção dos agentes. No local foram apreendidas granadas e uma pistola.
Comoção
Como João estava desaparecido, a hashtag #procurasejoaopedro ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter em mobilização para encontrá-lo. A morte do jovem foi anunciada por um parente na rede social, o que gerou bastante comoção nas redes.
INFELIZMENTE MEU JOÃO NÃO VOLTA MAIS ???? OBRIGADO A TODOS QUE NOS AJUDARAM O JOÃO FOI ENCONTRADO HOJE NO IML DE SÃO GONÇALO ???? QUE JESUS TE RECEBA DE BRAÇOS ABERTO MEU CAMPEÃO ? pic.twitter.com/lSzbp1zesF
— SOMOS TODOS JOAO PEDRO (@_danblaz) May 19, 2020
“A mãe gera, cria com dificuldade, passa sufoco. O filho cresce. O Estado vem e mata”
— Gabi Oliveira (@depretas) May 19, 2020
Descanse em paz, João Pedro.
Porque para nós, desde que chegamos aqui, só nos ofereceram a guerra. pic.twitter.com/64xmsrRFOh
URGENTE!
— Rene Silva (@eurenesilva) May 19, 2020
Estou em contato com a família do João Pedro e os pais deles acabaram de ficar sabendo que o corpo dele se encontra no IML. O adolescente de 14 anos estava dentro de casa brincando com primos e amigos.
ATÉ QUANDO, ESTADO ASSASSINO SEGUE MATANDO NEGROS E FAVELADOS??? pic.twitter.com/UrFqWjPmke
No meio de uma pandemia, João Pedro foi baleado em casa durante uma operação em São Gonçalo. O estudante foi levado por policiais e sua família ficou 12h sem nenhuma notícia. Eles descobriram de manhã que seu corpo estava no IML. Mais uma criança. Até quando? #procurasejoaopedro pic.twitter.com/tE3sdYgMwT
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) May 19, 2020
Comentários