Transmissão ao vivo

Editora-executiva do Jornal do Commercio Ciara Carvalho participa de live da Abraji nesta terça (19)

Transmissão ao vivo tem o objetivo de discutir as mudanças e formações que o jornalismo tem sofrido desde o início da pandemia do coronavírus

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 19/05/2020 às 16:26 | Atualizado em 19/05/2020 às 16:30
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Ciara Carvalho, editora-executiva do Jornal do Commercio - FOTO: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

A editora-executiva do Jornal do Commercio Ciara Carvalho participa, nesta terça-feira (19), de uma transmissão ao vivo no perfil do Instagram da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A live, que será realizada das 21h às 22h, faz parte do projeto "Jornalismo em tempos de Pandemia" do órgão e tem o objetivo de discutir as mudanças e formações que o jornalismo tem sofrido desde o início da pandemia do coronavírus.

De acordo com Adriana Barsotti, diretora da Abraji, a conversa quer mostrar o lado humano dos jornalistas, já que, atualmente, a profissão vive um momento em que é atacada por muitas autoridades.

“Pensamos que seria uma oportunidade de mostrar os jornalistas na linha de frente, se adaptando para não deixar as pessoas sem notícias, fazendo isso com muito sacrifício, criatividade e suor. A ideia é mostrar ao público o que ele não vê”, declarou a diretora.

>> Agressões a jornalistas são lamentáveis e intoleráveis, diz Toffoli

>> Manifestante bate com mastro de bandeira na cabeça de jornalista em Brasília

Para Ciara Carvalho, os espaços de compartilhamento de experiências como a live desta terça-feira são fundamentais, visto que perder o espaço físico da redação quando a matéria está sendo produzida faz uma grande diferença. Ela aponta que não poder estar in loco em todas as pautas é uma das maiores dificuldades atuais do jornalismo.

 

Ciara Carvalho

Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduada em História Contemporânea pela mesma instituição, Carvalho atua como jornalista no Jornal do Commercio há 23 anos, sendo a maior parte como repórter especial.

A jornalista também é uma das coordenadoras do projeto #UmaporUma, que contabilizou todos os assassinatos de mulheres ocorridos em Pernambuco no ano de 2018 e tem acompanhado a fase processual de todos os casos até o final do julgamento.

A investigação desses assassinatos rendeu os prêmios Vladimir Herzog e Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos, além de ser indicada ao Prêmio Gabo de 2019, que é uma das maiores premiações do jornalismo latino-americano, na categoria Cobertura.

Jornalismo em tempos de Pandemia

A transmissão desta terça é a quinta edição da live semanal da Abraji sobre o trabalho dos profissionais da imprensa durante a crise de covid-19. Nas semanas anteriores, o projeto teve a participação de Ana Lucia Azevedo (O Globo), Raull Santiago (Coletivo Papo Reto), Kátia Brasil (Amazônia Real) e Vinícius Assis (correspondente brasileiro na África). As conversas estão disponíveis na íntegra no Instagram da Abraji.

Comentários

Últimas notícias