covid-19

Cidade do Rio de Janeiro muda cálculo de mortes e registra menos óbitos por coronavírus

Com a nova metodologia, a capital fluminense tem hoje 1.801 mortes

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 27/05/2020 às 9:47 | Atualizado em 27/05/2020 às 9:56
BERNARDO PORTELLA/FIOCRUZ
A partir de amostras coletadas no início da pandemia no estado, a pesquisa identificou pelo menos duas introduções de linhagens europeias - FOTO: BERNARDO PORTELLA/FIOCRUZ

O município do Rio de Janeiro modificou a forma de calcular as mortes causadas por covid-19. Agora, em vez de registrar os casos depois do resultado dos exames, a Secretaria Municipal de Saúde usará a certidão de óbito no momento do sepultamento para confirmar a causa da morte.

Por isso, só serão registradas mortes por covid-19 caso a certidão de óbito aponte a doença como causa do óbito. A justificativa da Secretaria é fornecer dados mais fidedignos. A nova metodologia não registra, no entanto, confirmações feitas depois de sepultamentos nos casos em que as certidões de óbito não foram corrigidas para conter a nova informação.

Nordeste é a região que mais apoia o lockdown contra o coronavírus, aponta Datafolha

Em meio à pandemia, pedidos de seguro-desemprego têm alta de 49% em Pernambuco

 

Shoppings e centros comerciais reabrem hoje no Distrito Federal

Com a nova metodologia, a cidade do Rio de Janeiro passou a registrar cerca de mil casos a menos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a capital fluminense tem 1.801 óbitos por covid-19. Já de acordo com os dados de ontem da Secretaria Estadual de Saúde, o número de mortes da cidade chega a 2.978.

Comentários

Últimas notícias