Conteúdo verificado: Post da página “Bolsonarianos Ceará”, com um vídeo e a legenda “Ibama provoca incêndio na mata para depois o presidente ser acusado”.
Um post faz acusações falsas sobre o Ibama ao afirmar que o órgão estaria promovendo um incêndio na mata “para depois o presidente ser acusado”. O autor da publicação usa um vídeo gravado de dentro de um carro em movimento que mostra um outro veículo com funcionários do Ibama queimando a mata da beira da estrada. No áudio da gravação, um homem diz estar entre as cidades de Sítio Novo e Montes Altos, no Maranhão, e insinua que o incêndio estaria sendo provocado pelo órgão para “poder derrubar o governo Bolsonaro”.
- Homem no Ceará foi preso por crime militar e não por criticar compra de ventiladores
- Uso correto de máscaras reduz chances de contaminação pelo coronavírus e não torna o sangue ácido
- É falso que a covid-19 seja uma trombose causada por bactéria
- Texto engana ao dizer que Trump indicou Weintraub ao Banco Mundial
- Prefeito de São Paulo não proibiu hidroxicloroquina e usou azitromicina no tratamento da covid-19
Procurado pelo Comprova, o Ibama afirmou que realizou uma ação na região no dia 20 de junho, mas que foi uma queima controlada, feita para combater focos de incêndio e prevista no Código Florestal.
O Comprova não conseguiu encontrar o autor do vídeo.
Comprova
Falso, para o Comprova, é todo conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.
O passo a passo da apuração está no site do Comprova, coalizão de veículos de imprensa para checar conteúdos virais nas redes sociais. Investigado por Band News FM e Folha de S. Paulo. Verificado por: Jornal do Commercio, SBT, Nexo Jornal, UOL e Revista Piauí.
Comentários