FALSO

Vídeo mostra queima controlada feita pelo Ibama, não incêndio provocado para culpar o presidente

A ação foi, na verdade, uma queima controlada, um procedimento previsto no Código Florestal para prevenir focos de incêndio de maiores proporções. Procurado pelo Comprova, o autor apagou a postagem

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/06/2020 às 15:26 | Atualizado em 29/06/2020 às 15:26
Projeto Comprova
Postagem viralizou no Facebook - FOTO: Projeto Comprova

Conteúdo verificado: Post da página “Bolsonarianos Ceará”, com um vídeo e a legenda “Ibama provoca incêndio na mata para depois o presidente ser acusado”.

Um post faz acusações falsas sobre o Ibama ao afirmar que o órgão estaria promovendo um incêndio na mata “para depois o presidente ser acusado”. O autor da publicação usa um vídeo gravado de dentro de um carro em movimento que mostra um outro veículo com funcionários do Ibama queimando a mata da beira da estrada. No áudio da gravação, um homem diz estar entre as cidades de Sítio Novo e Montes Altos, no Maranhão, e insinua que o incêndio estaria sendo provocado pelo órgão para “poder derrubar o governo Bolsonaro”.

Procurado pelo Comprova, o Ibama afirmou que realizou uma ação na região no dia 20 de junho, mas que foi uma queima controlada, feita para combater focos de incêndio e prevista no Código Florestal.

O Comprova não conseguiu encontrar o autor do vídeo.

Comprova

Falso, para o Comprova, é todo conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.

O passo a passo da apuração está no site do Comprova, coalizão de veículos de imprensa para checar conteúdos virais nas redes sociais. Investigado por Band News FM e Folha de S. Paulo. Verificado por: Jornal do Commercio, SBT, Nexo Jornal, UOL e Revista Piauí.

Comentários

Últimas notícias