LUAR

Lua de Morango ilumina o céu do Recife; entenda como ocorre o fenômeno

O eclipse penumbral se diferencia do total pelo fato de que enquanto no eclipse total a Lua passa na parte interna e mais escura da sombra da Terra, o eclipse penumbral ocorre quando a Lua passa na penumbra, parte externa da sombra da Terra

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 05/06/2020 às 19:03 | Atualizado em 05/06/2020 às 19:11
Hussein FALEH / AFP
Lua penumbral - FOTO: Hussein FALEH / AFP

Algumas partes do Brasil puderam assistir nesta sexta-feira (5) um fenômeno raro chamado de "Lua de Morango" ou "Lua de Mel". O evento aconteceu entre às 15h45 e às 18h03, no horário de Brasília, com duração de exatamente 3 horas, 18 minutos e 13 segundos. O eclipse lunar penumbral acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham e o planeta faz sombra no satélite natural. Durante o evento, o satélite mergulha quase metade da face na penumbra, ou sombra externa da Terra.

O eclipse penumbral se diferencia do total pelo fato de que enquanto no eclipse total a Lua passa na parte interna e mais escura da sombra da Terra, o eclipse penumbral ocorre quando a Lua passa na penumbra, parte externa da sombra da Terra. Assim, parte da luz solar ainda chega ao nosso satélite natural.

 

REPRODUÇÃO/TODA MATÉRIA
Descrição esquemática do eclipse lunar - REPRODUÇÃO/TODA MATÉRIA

A lua vai continuar aparecendo normalmente no céu, só que um pouco mais escurecida. No Twitter, a hashtag "#OlhemALua" estava entre os assuntos mais comentados do Brasil, às 19h.

Por que Lua de Morango ou Lua de Mel?

No Hemisfério Norte a primeira Lua Cheia do mês de junho marca o início da temporada de colheita de morangos. O nome original, "Strawberry Moon", foi atribuído por norte-americanos e significa Lua de Morango. A expressão foi datada do ano de 1930, quando um almanaque de um fazendeiro, que apresenta uma lista de denominações que as tribos dos Estados Unidos deram as luas existentes do ano.

Assim como "Lua de Morango", o termo "Lua de Mel" também é relacionado à colheita. Na Europa, desde o ano de 1500, a última Lua Cheia da primavera já era chamada de "Mead Moon". Sendo assim habituou-se chamar os primeiros dias do casamento de "Lua de Mel" que pode ter relação com a Lua Cheia, seja pela tradição de se casar em junho ou da crença de que no fim do mês o mel estaria pronto para a colheita das colmeias.

No Recife

Moradores da capital pernambucana enfrentaram dificuldades para visualizar o evento, já que o tempo nublado e pancadas de chuva atrapalharam a visualização da lua. No Brasil, o satélite natural nasceu já eclipsado por volta das 17h30.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no momento do evento, a Região Metropolitana do Recife estava com o tempo parcialmente nublado e com chuva de intensidade fraca em locais isolados.

No mundo

A Lua de Morango pôde ser vista na África, Europa, Ásia e na parte Oeste da América do Sul. Enquanto a África Ocidental e a maior parte da Europa viram o eclipse já em andamento, o restante do continente africano e a maior parte da Ásia visualizaram o fenômeno em sua totalidade.

 

REPRODUÇÃO
Visualização do Eclipse penumbral desta sexta no mundo - REPRODUÇÃO

Próximos eventos astronômicos

Junho

21 - Eclipse anular do Sol

Julho

5 - Eclipse lunar penumbral

14 - Júpiter em oposição ao Sol

20 - Saturno em oposição ao Sol

28 e 29 - Chuva de meteoros

Agosto

12 e 13 - Chuva de meteoros

13 - Vênus em sua maior elongação a Oeste

Setembro

11 - Netuno em oposição ao Sol

Outubro

1 - Mercúrio em sua maior elongação a Leste

7 - Chuva de meteoros

13 - Marte em oposição ao Sol

21 e 22 - Chuva de meteoros

31 - Lua Azul

31 - Urano em oposição ao Sol

REPRODUÇÃO/TWITTER
Visualização do Eclipse penumbral desta sexta no mundo - FOTO:REPRODUÇÃO/TWITTER
REPRODUÇÃO/TODA MATÉRIA
Descrição esquemática do eclipse lunar - FOTO:REPRODUÇÃO/TODA MATÉRIA

Comentários

Últimas notícias