PAINEL

Ministério da Saúde volta a mostrar total de casos confirmados e óbitos de coronavírus no Brasil

O governo havia retirado esses dados na última semana

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/06/2020 às 17:58 | Atualizado em 09/06/2020 às 19:42
REPRODUÇÃO/INTERNET
Os dados são divulgados no Painel Coronavírus - FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET

Atualizada às 19h39

O Ministério da Saúde voltou a divulgar, nesta terça-feira (9), o total de casos confirmados e óbitos pelo novo coronavírus no Brasil após ocultar esses dados por quatro dias. Os dados voltaram a ser mostrado após o governo receber várias críticas e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar nesta segunda-feira (8) que o total de casos e óbitos voltasse a aparecer no Painel Coronavírus

>> Brasil registra 1.272 mortes por coronavírus em 24 horas e total ultrapassa 38 mil

A decisão do ministro foi tomada após Moraes analisar uma ação apresentada pelos partidos PSOL, PCdoB e Rede Sustentabilidade, que pede também a atualização diária do governo até às 19h30, como era antes.

Para Moraes, o balanço deve voltar a ser divulgado de forma integral, como era feito até a quinta-feira (4). "[Decido] determinar ao ministro da Saúde que mantenha, em sua integralidade, a divulgação diária dos dados epidemiológicos relativos à pandemia (covid-19), inclusive no sítio do Ministério da Saúde e com os números acumulados de ocorrências, exatamente conforme realizado até o último dia 4 de junho", escreveu Moraes, na decisão liminar.

Volta do acumulado 

Na semana passada, durante quatro dias, os dados foram divulgados após as 21h, mas após críticas (dentro e fora do País), a pasta voltou ao horário antigo. O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (9) que o Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 1.272 mortes e 32.091 novos casos de coronavírus. No total, o País soma 38.406 óbitos e 739.503 infectados.

Em coletiva realizada na segunda-feira (8), o Ministério da Saúde prometeu que voltaria a divulgar a atualização de casos às 18h com o total de casos e óbitos acumulados. O governo justificou os problemas recentes dizendo que foram "questões técnicas e aprimoramentos" do portal oficial. "Nós pactuamos com estados e municípios o envio de informações. Essa informação será compilada e publicada uma vez por dia. Se conseguirmos resolver problemas de ordem técnicas, conseguiremos receber tudo até 16h e divulgar às 18h", disse Élcio Franco, secretário-executivo.


Comentários

Últimas notícias