Autoridades sanitárias de Minas Gerais estão investigando um caso suspeito de reinfecção da covid-19 no município de Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um jovem de 22 anos havia sido diagnosticado com o novo coronavírus no mês de abril e voltou a receber o resultado positivo no final de junho. Nessa segunda-feira (6), o paciente não resistiu e faleceu.
- Brasil tem mais de 65 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus
- Brasil tem 66.741 mortes por coronavírus; quase 1 milhão de pessoas estão recuperadas da doença
- Pandemia do coronavírus deixa 73 países sob risco de escassez de remédios para aids
- Pernambuco tem mais 1,4 mil casos confirmados de coronavírus; total chega a 67.604, com 5.323 mortes
- "É uma doença traiçoeira e imprevisível", diz prefeito de Manaus, infectado com novo coronavírus
Segundo informações da CBN, em abril, o homem apresentou sintomas leves e recebeu o diagnóstico positivo. Após o período de isolamento, voltou a trabalhar e realizou novamente o exame para detectar a doença, e o resultado foi negativo. No entanto, em junho, o jovem procurou a Policlínica de Itatiaiuçu, apresentando sintomas graves e veio a falecer. O rapaz foi submetido a um novo exame, que teve resultado positivo.
Segundo a responsável pela epidemiologia da unidade de saúde, Gláucia Vilela, o caso do rapaz pode estar relacionado a uma alteração genética da mãe. "Neste ano a gente teve um diagnóstico da mãe dele com uma alteração genética que gerava predisposição às infecções. Se chama GATA2. Essa alteração confere baixa imunidade. Então, nosso raciocínio clínico é de que ele pudesse ter uma herança genética da mãe e, por isso, uma suscetibilidade maior às infecções", comentou.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, "até o momento, não há registro oficial sobre casos de reinfecção ou reativação pelo novo coronavírus no Estado".
Segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (8), Minas Gerais registrou 64.035 casos confirmados. Desse total, 21.949 estão em acompanhamento, e 40.731 pessoas se recuperaram. Além disso, foram confirmados 1.355 óbitos.
Comentários