Circulação de moedas afetada

Publicado em 30/07/2020 às 6:00
Leitura:

Devido ao confinamento e às medidas de prevenção diante da pandemia da covid-19, as moedas de 5 e 25 centavos se tornaram escassas no comércio dos Estados Unidos, o que incentivou as autoridades do país a pedir para que a população volte a colocá-las em circulação.

"Precisamos de sua ajuda", declarou na semana passada o serviço de emissão de moedas (MINT). "O problema é que a circulação das moedas de certa forma parou", declarou nesta quarta-feira (29) o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell. "Como os negócios estavam fechados, os bancos estavam fechados, os clientes não estavam gastando e as moedas deixaram de circular", completou.

Na prática, isso significa que, por exemplo, muitas vezes os comerciantes não têm troco para devolver aos clientes.

Os americanos foram incentivados a pagar suas compras com a quantidade exata de dinheiro e colocar em circulação as moedas que têm acumuladas. "Há uma grande quantidade de moedas na economia, mas o ritmo de circulação ficou mais devagar e isso significa que as pessoas nem sempre as terão quando precisarem", declarou o MINT em comunicado.

O Fed criou uma força-tarefa dedicada a enfrentar o problema. Até o fim do ano, serão prensadas mensalmente 1,65 bilhão de moedas, quando o normal é um bilhão

CASOS

A covid-19 já provocou mais de 150.000 mortes nos Estados Unidos. São 4,38 milhões de contágios desde o anúncio do primeiro caso, em 21 de janeiro.

O epicentro agora está na Flórida. Com 21 milhões de habitantes, o terceiro estado mais populoso do país reportou um recorde de 216 mortes diárias.

Comentários

Últimas notícias