Recife abre a turista estrangeiro

VOOS Governo federal autorizou ontem à noite abertura parcial da fronteira internacional do País, incluindo Aeroporto dos Guararapes

Da redação com agência Estado
Cadastrado por
Da redação com agência Estado
Publicado em 30/07/2020 às 6:00
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
QUARENTENA As fronteiras do País estavam fechadas desde o mês de março por causa do novo coronavírus - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

O governo federal decidiu reabrir parcialmente as fronteiras aéreas para estrangeiros. Portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (29) libera o ingresso de estrangeiros em alguns aeroportos no País, como o Aeroporto Internacional do Recife.

A medida, contudo, prorroga a proibição de voos internacionais nos aeroportos nos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins. O veto, segundo a portaria, poderá ser revisto a qualquer momento em razão de avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A portaria diz ainda que o estrangeiro em viagem ao Brasil deverá apresentar à empresa transportadora, antes do embarque, comprovante de aquisição de seguro saúde e com cobertura para todo o período da viagem, "sob pena de impedimento de entrada em território nacional pela autoridade migratória por provocação da autoridade sanitária". A regra vale para quem for ficar no País por no máximo 90 dias.

As fronteiras do País estão fechadas desde março. O governo havia prorrogado, no começo do mês, para até dia 31 de julho a restrição a viajantes de fora. A medida atendia a uma recomendação da Anvisa. Já os brasileiros, porém, ainda estão impedidos de entrar na União Europeia.

Questionada ontem se foi consultada sobre a reabertura dos limites do País, a Anvisa informou que não iria se manifestar sobre o assunto.

A reabertura coincide com o momento em que os principais polos turísticos de Pernambuco estão autorizados a funcionar, como a praia de Porto de Galinhas, com banho de mar permitido e funcionamento de bares e restaurantes. O comércio nas praias, porém, ainda não foi autorizado pelo governo local.

No próximo dia 2 de agosto, inclusive, a área portuguesa TAP volta a operar voos com destino ao Aeroporto dos Guararapes, no processo de retomado da sua malha aérea no Brasil, estimando alcançar até 40% do total dos voos de antes de pandemia em setembro.

NÚMEROS

O Brasil registrou 1.595 novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos pela doença a 90.134, segundo dados divulgados nesta quarta pelo Ministério da Saúde.

Da terça (28) para quarta, o País registrou mais um recorde diário de novos casos de covid-19, foram 69.074 em 24 horas, superando os 67.860 contabilizados no último dia 22 de julho.

Com isso, o número total de casos no País superou a marca de 2,5 milhões e atingiu 2.552.265. Desse total, 1.787.419 (70,0%) correspondem aos recuperados, e 675.712 (26,5%), ainda em acompanhamento, segundo o Ministério da Saúde.

Comentários

Últimas notícias