REDE SOCIAL

Botão 'Pesquisar': WhatsApp libera ferramenta que checa veracidade de mensagens no Google

A opção estava em teste desde março e foi liberada nessa segunda-feira (3)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/08/2020 às 17:14 | Atualizado em 04/08/2020 às 17:20
PIXABAY
A ferramenta poderá ser utilizada tanto em conversas individuais, como em grupos - FOTO: PIXABAY

Em dúvida se uma notícia encaminhada pelo WhatsApp é verdadeira ou fake news? Agora você pode conferir. O aplicativo mensageiro liberou, nessa segunda-feira (3), o botão 'Pesquisar' que checa os fatos das notícias diretamente no Google. A novidade, que estava em teste desde março, já está liberada no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido no aplicativo para iOS, Android e web. 

Com a ferramenta, as mensagens encaminhadas com frequência terão uma seta dupla e só irão poder ser repassadas para uma conversa por vez. Esse é um indicador que a mensagem viralizou no WhatsApp. Em mensagens que não são repassadas com frequência esse limite é de 5 contatos ou grupos. 

Como funciona?

Por ser criptografado, o aplicativo mensageiro não sabe o que está sendo dito em mensagens que viralizam na rede social, por isso há dificuldade em detectar fake news. Agora, o usuário terá a opção de verificar a veracidade de uma mensagem por contra própria ao clicar no botão 'Pesquisar' que acompanha estas mensagens virais. 

Ao clicar no ícone de lupa, aparece o seguinte aviso: “Deseja pesquisar sobre esse assunto na internet? A mensagem será carregada para o Google”. A busca na web será realizada ao tocar em “Pesquisar na internet”.

“Esse recurso permite que os usuários carreguem a mensagem diretamente pelo navegador do celular ou do computador sem que o WhatsApp tenha acesso ao conteúdo da mensagem”, explica a empresa. 

Comentários

Últimas notícias