candidato

Governo brasileiro apresenta Nelson Teich como escolhido para avaliar OMS em comissão

A organização será avaliada pela sua atuação diante da pandemia do novo coronavírus

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 11/08/2020 às 7:37 | Atualizado em 11/08/2020 às 7:37
EVARISTO SÁ/AFP
Nelson Teich fez uma breve passagem pelo Ministério da Saúde - FOTO: EVARISTO SÁ/AFP

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, foi o nome escolhido pelo governo brasileiro para ser um dos membros de uma comissão independente, que irá examinar a Organização Mundial da Saúde (OMS) pela atuação diante da pandemia do novo coronavírus e sugerir reformas.

No entanto, mesmo com a vontade do governo, a candidatura de Teich enfrenta uma forte concorrência, visto que países como Chile, Peru e México também apresentaram pretendentes e existe uma resistência entre grupos latino-americanos para não aprovar os nomes propostos pelo Brasil.

Com uma breve passagem pelo Ministério da Saúde Teich, se aprovado, irá auxiliar as personalidades que irão liderar o processo independente: Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, e Ellen Johnson Sirleaf.

De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, a avaliação também irá contemplar os governos, para saber até que ponto eles seguiram ou não as recomendações da entidade. A escolha dos nomes que farão parte do grupo deve ser anunciada nos próximos dias.

Avaliação

A ideia de avaliar o comportamento da OMS foi do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que mesmo com o projeto retirou o país da entidade. No mês de maio, o inquérito foi aprovado em uma resolução que contou com o apoio do governo brasileiro.

 

Comentários

Últimas notícias