Informação

Abraji lança curso para fortalecer o jornalismo local no Brasil com apoio do Facebook; veja como participar

Ministrando os conteúdos do curso estão nomes como Arnaldo Carvalho, Editor Executivo de Imagens do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e Amanda Rossi, jornalista e autora do livro-reportagem "Moçambique, o Brasil é aqui" e diversas outras referências no meio jornalístico

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 12/08/2020 às 10:00 | Atualizado em 12/08/2020 às 10:30
Divulgação
No curso, o Editor Executivo de Imagens do SJCC, Arnaldo Carvalho, vai ensinar jornalistas a criarem uma estrutura de produção de vídeos baseada em smartphones - FOTO: Divulgação

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) com o apoio do Projeto Facebook para Jornalismo (FJP) abre, nesta quarta-feira (12), as inscrições para o curso online "Reconstrução do jornalismo local". O projeto é destinado a jornalistas que trabalham com a comunicação de abrangência local e tem como objetivo capacitar esses profissionais para trabalhar em uma reconstrução do jornalismo tanto de modelos de sustentabilidade, quanto de formatos e linguagens. 

O curso, que já impactou mais de 5 mil jornalistas em todo o país, é gratuito e está estruturado em quatro módulos temáticos que abordam desde novos processos a diferentes modelos de cobertura jornalística. As aulas serão ministradas por vídeo e com disponibilização de legendas, além de um material de apoio com textos, estudos de casos e seminários ao vivo.

Para o presidente da Abraji, Marcelo Träsel, "o jornalismo local é muito importante porque no fim das contas os cidadãos vivem o seu cotidiano nos municípios, não nessa entidade abstrata chamada Brasil, e pesquisas demonstram que a fiscalização da imprensa tem um impacto positivo na gestão municipal”. De acordo com Träsel, o curso é um passo muito importante para o processo de regionalização da Abraji.

Ministrando os conteúdos do curso estão nomes como Arnaldo Carvalho, Editor Executivo de Imagens do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Adrian Alexandri, consultor em comunicação na Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Amanda Rossi, jornalista e autora do livro-reportagem "Moçambique, o Brasil é aqui" e diversas outras referências no meio jornalístico.

O projeto disponibiliza 1.500 vagas para jornalistas que já trabalham em veículos de comunicação de atuação local. O curso terá duração de oito semanas, e já têm início programado para 31 de agosto. As inscrições, que já estão abertas, vão até o dia 21 de agosto e para participar é necessário preencher o formulário.

Veja o teaser do curso: 

Comentários

Últimas notícias