Falecimento

Morre responsável por aplicativo que monitorava a covid-19

O aplicativo tem utilidade tanto para sociedade quanto para autoridades governamentais

Jorge Nunes
Cadastrado por
Jorge Nunes
Publicado em 12/08/2020 às 18:34 | Atualizado em 12/08/2020 às 18:34
Reprodução Twitter
Fábio estava no quadro de diretores da Novetech desde 2003. - FOTO: Reprodução Twitter

No último sábado (8), o diretor de tecnologia da Novetech, Fábio Guimarães, veio a falecer devido a complicações em seu quadro clínico, o mesmo tinha contraído a covid-19 e não resistiu às complicações do vírus. O cientista é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo "monitora covid", um aplicativo que foi desenvolvido justamente para monitorar o desenvolvimento dos casos da doença no Brasil.

O aplicativo idealizado por Fábio salvou muitas vidas, isso devido ao seu formato, que permite ao paciente,  receber dicas de como evitar aglomerações não recomendadas em hospitais, orientar o uso eficaz dos recursos médicos e agir rapidamente em relação ao mapeamento das necessidades de isolamento social em locais com altos índices de contaminação. Outra vertente importante do aplicativo, é a ajuda para traçar os casos que vem ocorrendo e acompanhar os usuários que tenham contraído a doença.

O aplicativo conta com pesquisas de universidades, instituições e número de casos, o que ajuda as autoridades a poderem se planejar e gerir da melhor forma esta crise. O aplicativo conseguiu atingir  200 mil usuários cadastrados, se tornando o número um em número de downloads na play store (loja de aplicativos android), o aplicativo também está disponível para aparelhos que possuem IOS. Um dos principais facilitadores do aplicativo, é que não se tem um limite de usuários por aparelho, deixando o aplicativo ainda mais acessível.

Comentários

Últimas notícias