
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou, na última semana, testes para entrega de produtos com a utilização de aeronaves não tripuladas, mais conhecidas como drones. É a primeira vez que o órgão permite que o equipamento seja utilizado no serviço de delivery. Os testes irão, inicialmente, ser realizados no município de Campinas, em São Paulo.
A autorização, que possui caráter experimental, foi feita à empresa Speedbird e é válida até agosto de 2021. Ela permite que os testes sejam feitos além da linha de visada visual, que é quando o operador não precisa ter contato visual para operar o drone.
Com aproximadamente 9 kg e podendo transportar produtos de até 2 kg, com velocidade de 32 km/h, as aeronaves autorizadas pela ANAC são do modelo modelo DLV-1 e, inicialmente, só poderão operar durante o dia a uma distância máxima de 2,5 km do local de decolagem.
Autorização
O primeiro teste prático que contou com o acompanhamento da Anac foi realizado em janeiro de 2020. Na ocasião, houve uma demonstração da atividade planejada e das características de segurança da aeronave. A partir disto, a empresa responsável realizou alguns ajustes e um novo teste supervisionado pela Anac foi conduzido em julho. Com o cumprimento de todos os requisitos mínimos exigidos, a Agência concedeu a autorização para voos experimentais ao operador e emitiu o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE).
Comentários