IMUNIZAÇÃO

Produção da vacina da Fiocruz contra coronavírus deve acontecer em abril, diz Ministério da Saúde

Pasta acredita que Fundação e a farmacêutica AstraZeneca devem assinar contrato para importação de insumos na primeira semana de setembro

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 20/08/2020 às 22:16 | Atualizado em 20/08/2020 às 22:47
REPRODUÇÃO
Produção da vacina contra covid-19 foi definida pela Fiocruz e Anvisa - FOTO: REPRODUÇÃO

O Ministério da Saúde afirmou, durante uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (20), que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deverá estar pronta para produzir a vacina contra o novo coronavírus no Brasil em abril de 2021. A pasta também acredita que Fundação e a farmacêutica AstraZeneca, que já firmaram uma parceria, assinem o contrato para importação de insumos na primeira semana de setembro e que até dezembro, os primeiros lotes cheguem ao País. Se o cronograma for seguido, a imunização vai estar disponível para a população em janeiro de 2021.

>> Na corrida pela vacina contra a covid-19, mundo debate obrigatoriedade

>> Papa pede que vacinas contra o coronavírus sejam acessíveis para todos

>> Vacina contra o coronavírus será obrigatória na Austrália

"Esperamos que a partir de abril de 2021 a Fiocruz já tenha capacidade de produção interna da vacina", disse o secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos do Ministério da Saúde, Helio Angotti Neto.

"Espera-se que o insumo comece a ser entregue a partir de dezembro, então será processado e disponibilizado à população em janeiro. Tudo isso caso o registro seja obtido junto à Anvisa", destacou Angotti Neto, citando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Grupos prioritários

Sobre quais os grupos prioritários para receber a vacina, o Ministério da Saúde afirmou que ainda não é possível cravas. Isso deverá ser determinado, segundo a pasta, pelos testes. Alguns já estão em fase 3 no País.

"Com base nesses testes, no acompanhamento das evidências, esses grupos [prioritários] serão decididos. Temos que verificar a capacidade de inomogeneidade para cada faixa etária, características genéticas, para então decidir", explicou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco.

Comentários

Últimas notícias