Imunização

Anvisa aprova retomada dos testes da vacina de Oxford no Brasil

A vacina de Oxford é considerada uma das mais promissoras no combate à covid-19

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/09/2020 às 18:36 | Atualizado em 12/09/2020 às 20:36
ATHIT PERAWONGMETHA
RECLAMAÇÃO Governo de São Paulo pede mais recursos para ampliar acesso à possível vacina chinesa - FOTO: ATHIT PERAWONGMETHA

Após a Universidade de Oxford (Inglaterra) divulgar neste sábado (12) que os testes para a vacina contra o coronavírus receberam autorização para serem retomados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, também neste sábado, que os testes no Brasil também poderão ser retomados.

>> Fiocruz reafirma parceria com AstraZeneca para pesquisar vacina

"Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado. É importante destacar que a Anvisa continuará acompanhando todos os eventos adversos observados durante o estudo e, caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, irá tomar as medidas cabíveis para garantir a segurança dos participantes", disse a agência em nota divulgada neste sábado.

A vacina de Oxford é considerada uma das mais promissoras no combate à covid-19. Os estudos haviam sido suspensos no dia 8, após um participante dos testes apresentar sérias reações adversas à vacina, que também conta com a parceria do laboratório AstraZeneca. Na nota divulgada neste sábado, a universidade informou que um processo de revisão foi realizado e, conforme as recomendações de um comitê de revisão de segurança independente e do regulador do Reino Unido, os testes poderão ser retomados no Reino Unido.

Com a liberação, a expectativa é que os testes já sejam retomados nesta semana. A própria AstraZeneca admite que existe a possibilidade de volta já nesta segunda-feira (14). 

Conforme a Universidade de Oxford, perto de 18 mil pessoas em diferentes países receberam as vacinas do estudo. Não foram divulgadas informações sobre o participante que apresentou reações adversas, mas a instituição destacou que está comprometida com a segurança dos voluntários e com "os mais altos padrões de conduta".

CONFIRA A NOTA COMPLETA DA ANVISA

Especialistas da Anvisa se reuniram na tarde desse sábado (12/9) para avaliar a retomada do estudo clínico da vacina de Oxford. A avaliação realizada considerou informações recebidas da agência reguladora britânica (MHRA), do Comitê Independente de Segurança do estudo clínico e da empresa patrocinadora do estudo, a AstraZeneca.

Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado.

É importante destacar que a Anvisa continuará acompanhando todos os eventos adversos observados durante o estudo e, caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, irá tomar as medidas cabíveis para garantir a segurança dos participantes.

Comentários

Últimas notícias