TECNOLOGIA

Novas funções do WhatsApp entram em fase de testes; conheça cada uma

Dentre as novidades, há a volta do "Modo Férias", o aumento nas opções de edições para os stories, mais temas para personalizar a interface do app, melhorias no formato Business, entre outros.

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 14/09/2020 às 10:25 | Atualizado em 14/09/2020 às 10:33
DIVULGAÇÃO
WhatsApp apresenta instabilidade. - FOTO: DIVULGAÇÃO

O WhatsApp, um dos aplicativos mais populares do mundo, perdendo apenas para o TikTok, está desenvolvendo uma série de atualizações que prometem grandes mudanças positivas na experiência do usuário. Só em setembro, pelo menos quatro ferramentas novas para o aplicativo entraram em fase de testes. Dentre as novidades, há a volta do "Modo Férias", o aumento nas opções de edições para os stories, mais temas para personalizar a interface do app, melhorias no formato Business, entre outros. 

Para você entender como funciona cada atualização, a reportagem do JC preparou um manual explicativo. Confira: 

Modo Férias

A funcionalidade, que deu as caras em 2018 para um período de testes mas logo sumiu, deverá triunfar seu esperado retorno. O "Modo Férias", como o próprio nome já sugere, permitirá que o usuário tire "férias" de determinados contatos ou grupos. Deste modo, ele poderá arquivar algumas conversas e elas não reaparecerão na tela principal, mesmo que os contatos façam alguma nova interação após o arquivamento. 

Outra mudança, é que, de acordo com o site WaBetaInfo, a opção para acessar os chats arquivados não ficará mais ao fim das janelas de conversas, mas sim no início, como mostra a imagem abaixo: 

Reprodução/WaBetaInfo
Funcionalidades em teste para o WhatsApp - Reprodução/WaBetaInfo

O usuário poderá mexer em algumas configurações da seção de "arquivados", selecionando se deseja ou não receber notificações destas conversas, diferente do que acontece hoje. Além disso, a ferramenta disponibilizará um novo recurso que permitirá um arquivamento automático caso um contato ou grupo não interaja com o usuário por mais de seis meses. 

Novas ferramentas de edição de imagem

Também de acordo com o site WaBetaInfo, uma outra mudança testada pelo WhatsApp neste mês de setembro é a melhoria na edição de imagens enviadas através do aplicativo, tanto em conversas, quanto nos stories. Os novos recursos prometem tratamentos de imagens semelhantes aos encontrados nos stories do Instagram, como o alinhamento mais eficaz dos elementos textuais, figurinhas e emojis a partir de linhas de enquadramento. 

Novos temas na interface

O WhatsApp já permite que o usuário personalize a interface do app com uma variada gama de cores, mas, agora, novas atualizações prometem disponibilizar fundos pré-definidos que incluem, além de cores, desenhos. O novo recurso é chamado de "Doodle" do WhatsApp, confira um exemplo: 

Reprodução/WaBetaInfo
Funcionalidades em teste para o WhatsApp - Reprodução/WaBetaInfo

Catálogo de negócios

Além de funcionalidades voltadas para o usuário comum do aplicativo, há também novas ferramentas que devem permitir um melhor aproveitamento da plataforma para quem a utiliza para realização de vendas e negócios. A criação de um botão de catálogo está sendo estudada pelos desenvolvedores do app, onde o usuário do formato Business poderá adicionar uma lista com os produtos comercializados, como já existe no iFood, por exemplo. 

Novo ícone de ligações

Uma outra atualização é a junção dos ícones de ligação. Os dois ícones de chamadas disponíveis no aplicativo, um para ligações por áudio e outro para ligações por vídeo, se tornarão um só. O novo desenho será um telefone com um símbolo de "+", onde ao clicar o usuário poderá escolher entre ligar por vídeo ou por áudio.  

A mudança foi notada pelo WaBetaInfo apenas na versão Business do app, mas pode ser estendida à versão normal. 

Armazenamento

Nesta função, o usuário poderá liberar espaço de armazenamento do celular apagando itens diretamente no WhatsApp. De acordo com os testes, haverá uma barra onde o armazenamento do app será informada, mostrando a quantidade de mídias recebidas e enviadas, os arquivos encaminhados e os maiores arquivos baixados no aplicativo. Além disso, o usuário poderá conferir quais as conversas ocupam mais espaço de armazenamento 

Reprodução/WaBetaInfo
Funcionalidades em teste para o WhatsApp - Reprodução/WaBetaInfo


 

 

Comentários

Últimas notícias