CORONAVÍRUS

Pesquisa sugere que pessoas que tiveram dengue podem ser imunes à Covid-19

A possibilidade foi levantada durante um estudo sobre a disseminação da Covid-19 no Brasil

Danielle Santana
Cadastrado por
Danielle Santana
Publicado em 21/09/2020 às 19:03 | Atualizado em 21/09/2020 às 19:24
PIXABAY
Pesquisadores levantaram a hipótese de que o novo coronavírus esteja competindo com o vírus da dengue - FOTO: PIXABAY

Com informações do G1

Um estudo realizado pela Universidade Duke, na Carolina do Norte, sugeriu que nos locais em que uma parcela considerável da população foi infectada pela dengue em 2019, a transmissão comunitária exponencial da Covid-19 levou mais tempo para acontecer. A pesquisa observou que os mesmos lugares registraram um número menor de casos e de mortes causadas pela doença. A possibilidade foi levantada durante a elaboração de um estudo sobre a disseminação geográfica do novo coronavírus no Brasil. A suspeita dos cientistas é de que possa existir uma interação imunológica entre os dois vírus.

O estudo é liderado pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis, responsável por observar o comportamento do coronavírus no Brasil. De acordo com o pesquisador, também existe a possibilidade de que vacinas destinadas ao combate da dengue possam proteger contra o novo coronavírus. A correlação negativa entre incidência, mortalidade e taxa de crescimento da Covid-19 e o percentual da população com níveis de anticorpos IgM para dengue nos estados do Brasil é apontada na pesquisa.

Ao analisar a distribuição geográfica dos casos de dengue no Brasil entre os anos de 2019 e 2020 e relacionar com à Covid-19, o pesquisador notou a ausência de infectados pelas duas doenças em algumas regiões. Como exemplos, Nicolelis cita os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que obtiveram alta incidência de dengue em 2019 e 2020, mas demoraram mais tempo do que outros estados brasileiros para atingir uma elevação na transmissão comunitária de Covid-19.

Segundo o pesquisador, os resultados epidemiológicos sugerem a hipótese de que o novo coronavírus esteja competindo com o vírus da dengue pelas mesmas pessoas. Nicolelis ressalta que a pesquisa diz respeito a um estudo epidemiológico, sem ter sido realizado qualquer estudo sorológico.

Comentários

Últimas notícias