Boletim

Registros de mortes por coronavírus no Brasil estão abaixo de mil há dez dias

Foram registrados 729 novos óbitos pela covid-19 nesta sexta-feira (25)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 25/09/2020 às 20:56 | Atualizado em 25/09/2020 às 21:43
ACÁCIO PINHEIRO/AGÊNCIA BRASÍLIA
As principais variantes do coronavírus, incluindo a indiana, são hoje uma das principais preocupações de pesquisadores - FOTO: ACÁCIO PINHEIRO/AGÊNCIA BRASÍLIA

Apesar de ter ultrapassado a marca dos 140 mil mortos por coronavírus, o Brasil também registrou uma sequência que pode indicar uma tendência de estabilidade da pandemia. Desde o dia 15 de setembro, o País não apresenta um registro de novos mortos acima de mil. Nesta sexta-feira (25), foram 729 novos óbitos. O número, contudo, ainda é considerado alto quando comparado a outros países do mundo.

>> Ministério da Saúde planeja 'Dia D' contra covid-19 com cloroquina

>> Paciente com doença reumática e diagnóstico de covid pode ter maior necessidade de UTI

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas Estados Unidos e Índia (que registraram mais de mil mortos nas últimas 24 horas), apresentam número de óbitos diários acima do Brasil. Países já apontados epicentros da pandemia anteriormente, Espanha e Itália estão com número de mortes diárias abaixo de cem, por exemplo.

>> Estados Unidos supera sete milhões de casos de coronavírus

>> Rússia anuncia acordo para fornecer remédio contra o coronavírus ao Brasil

Casos confirmados de covid

Ainda de acordo com o boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta, o número de pessoas que se infectaram com a covid-19 desde o início da pandemia subiu para 4.689.613. Nas últimas 24 horas, foram registrados 31.911 novos diagnósticos positivos para a doença. Até ontem, a soma estava em 4.657.702.

Os óbitos

Com as novas 729 mortes, o número acumulado de óbitos no País chegou a 140.537. Ontem, o sistema do Ministério da Saúde contabilizava 139.808 óbitos desde o início da pandemia. As autoridades de saúde ainda investigam se 2.430 falecimentos ocorreram em decorrência da covid-19.

Ainda de acordo com a atualização, 508.127 pacientes estão em acompanhamento. O número de recuperados da covid-19 chega a 4.040.949. Isso representa 86,2% do total de infectados pelo novo coronavírus.

Em Pernambuco, 20 dias de tendência de estabilidade ou queda de casos

Nesta sexta, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados 565 novos contágios. Esse número fez com que Pernambuco totalizasse 144.268 confirmações de casos do coronavírus. Considerando a média móvel do número de casos, que é a forma mais eficiente de medir o avanço da pandemia, Pernambuco registra tendência de estabilidade em relação a duas semanas atrás. Este é o vigésimo dia da maior sequência de tendência de estabilidade ou de queda até hoje.

>> Mais de 1,5 mil pessoas fizeram teste da covid-19 em drive-thru do Centro de Convenções; veja outras opções

Mortes em Pernambuco

Também foram confirmados em Pernambuco 19 óbitos. Desde o início da pandemia no Estado, 8.129 pessoas perderam a vida. O Estado é o quarto mais afetado pela pandemia em relação ao número de mortes.

Estados mais afetados e número de óbitos

Os Estados com mais mortes são São Paulo (34.877), Rio de Janeiro (18.166), Ceará (8.891), Pernambuco (8.129) e Minas Gerais (7.056). As Unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (637), Acre (654), Amapá (699), Tocantins (910) e Mato Grosso do Sul (1.234).

Tudo sobre a covid-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias