O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou um acordo, nesta terça-feira (29), com empresas de telefonia para que usuários possam acessar conteúdos e aplicações do site da Justiça Eleitoral sem consumo de internet até o fim de novembro, período que cobre a campanha eleitoral até depois do segundo turno das eleições. A intenção é que, ao acessar sem ser cobrado, o eleitor tenha mais estímulo para acessar esse conteúdo.
A parceria do Tribunal foi feita com a Conexis Brasil Digital, que é a representante oficial do setor de telecomunicações no Brasil. São associadas a ela empresas como Claro, Oi, TIM Brasil, VIVO e Algar Telecom.
- Saiba o que pode e o que não pode na campanha das eleições municipais 2020
- Veja os números dos candidatos a prefeito de Olinda nas eleições 2020
- Veja os números dos candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes nas eleições 2020
- Diferente das eleições de 2018, este ano a corrupção é apenas o 6º tema que mais importa para os eleitores
- Veja os números dos candidatos a prefeito de Caruaru nas eleições 2020
A não cobrança de pacote de dados para quem acessar os conteúdos do site é válida para todos os subdomínios do endereço online. O site da Justiça Eleitoral conta com dicas de cuidados sanitários para o dia da votação, além de possuir uma seção para tirar dúvidas frequentes do eleitor, como documentos aceitos e ordem de votação, e checagem de notícias sobre o processo eleitoral.
Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a disseminação de desinformação, sobretudo que tenha como alvos o processo eleitoral e as instituições e autoridades responsáveis por sua condução, é capaz de produzir impactos negativos nas eleições e no funcionamento das instituições democráticas.
O TSE afirmou que, além da parceria com a Conexis Brasil, durante toda esta semana, a entidade irá assinar uma série de acordos para incentivar os eleitores para que eles exerçam o seu direito de voto de forma consciente e informada e assim, consequentemente, combater a divulgação de notícias falsas.
Comentários