TV

Datena discute ao vivo com Doria sobre vacina contra covid-19 e Bolsonaro

Assessoria do governador pediu para que a entrevista fosse encerrada

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/10/2020 às 7:45 | Atualizado em 23/10/2020 às 8:15
REPRODUÇÃO/BAND
João Doria e Datena no Brasil Urgente desta quinta-feira (22) - FOTO: REPRODUÇÃO/BAND

O apresentador José Luiz Datena bateu boca com o governador de São Paulo, João Doria, ao vivo no Brasil Urgente dessa quinta-feira (22). O clima esquentou após discordâncias sobre a vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria o laboratório chinês Sinovac, barrada pelo presidente Jair Bolsonaro nessa quarta-feira (20). (Veja vídeo no final da reportagem)

A confusão começou quando Datena afirmou que o imunizante estava sendo usado na China de forma emergencial, e Doria negou. "Não é verdade", interrompeu o governador. "Deixa eu terminar o meu raciocínio. Depois você diz se não é verdade", rebateu o comunicador. "Mas não é, estou dizendo a você que não é", repetiu o entrevistado.

Quando Dória falou sobre a regressão do coronavírus na Indonésia, e Datena ressaltou que a Europa já previa uma segunda onda da covid-19, o clima pesou ainda mais. "Por que tanta briga por causa de uma vacina que não está aprovada? Se o senhor acusa Bolsonaro de estar usando politicamente isso. Bolsonaro está acusando o senhor da mesma coisa", disparou o apresentador.

“Negativo, Datena. Desculpa, mas eu sigo orientação da ciência. Eu nunca declarei para você nem para ninguém que era uma gripezinha”, observou o governador.

“Mas você falou que o pior já tinha passado”, contestou o apresentador.

“O pior já passou mesmo. Estamos em fase de declínio [em São Paulo]. O Jornal da Band toda as noites reproduz isso. Pergunte ao Eduardo Oinegue, que apresenta todos os dias”, alfinetou Doria.

A resposta do governador não agradou Datena, que disparou: “Não estou aqui para perguntar para jornalista! Estou aqui para perguntar para o senhor! Você não precisa me mandar perguntar para companheiro meu. Eu estou perguntando para o senhor. Porque o senhor falou que o pior já passou e agora está brigando tanto pela vacina?”.

Doria então rebateu: “Porque nós precisamos ter. A situação pior em São Paulo já, de fato, passou. Mas nós ainda temos a pandemia. Precisamos controlar com a vacina ou com outras. Essa é a posição da ciência”.

O funcionário da Band questionou que a abertura das escolas e a volta às aulas deveria acontecer quando São Paulo tivesse uma vacina. "Volto a repetir. São 20 médicos especialistas que cuidam disso. Não é uma determinação minha nem será sua, Datena. Com todo o respeito que você merece. Você não é médico nem infectologista", retrucou o governador.

"Nem o senhor! Quantas pessoas morreram em São Paulo?", rebateu o jornalista, dando início ao ponto mais acalorado da discussão. "Eu defendo a vida", disse Doria. "E o senhor acha que eu defendo o quê? Eu não sou médico, mas eu defendo a vida como jornalista. Essa é minha função. Eu posso não ser médico, mas você também não é", disparou o apresentador.

Datena, então, foi avisado que a assessoria de Doria pediu que a entrevista fosse encerrada. "Não sei se por causa de ter ficado um pouco mais tensa", explicou ao vivo. "Podemos prosseguir. Eu tenho uma reunião agora, mas faço questão de prosseguir com você. Não interrompa a entrevista exceto se você desejar", pediu o político.

Logo após, os dois voltaram a debater sobre a vacina e a pandemia em São Paulo. Ao final, Datena encerrou o bate-papo com um pedido de desculpas para o telespectador.

"Eu não queria chegar a esse ponto de discutir em entrevista. Eu aprendi há muito tempo que, quando você discute em entrevista, você perde um grande tempo de informação para a população. Ficar discutindo coisas que não são interpretativas, são factuais, não gosto. Queria pedir desculpas à população de chegar a esse ponto. Não gosto de fazer entrevista desse tipo. Me sinto muito mal", admitiu.

"Quando você discute em entrevista. Aprendi com o tempo, demorou mas aprendi, o que resta de informação é muito pouco. O entrevistado não fala, você fica discutindo, e o povo que queria ser esclarecido acaba não sendo. Essa foi uma das piores entrevistas que nós já fizemos, eu e o senhor [Doria]. Foi muito ruim. Não gostei do resultado final", declarou.

"Todos nós temos os nossos momentos bons e ruins. Somos seres humanos", ponderou o governador. "Eu estou dizendo que foi uma entrevista ruim minha e sua. Não gostei da entrevista nem da sua participação e nem da minha. Menos da minha, é claro", respondeu o apresentador.

Nem no encerramento do programa os dois conseguiram chegar a um consenso. "Eu não disse que você fez uma má entrevista. Disse que há momentos bons e ruins", continuou Doria. "O senhor não disse, mas eu não gostei", repetiu o jornalista. Finalmente, a conversa foi encerrada. Doria prometeu um encontro no Brasil Urgente em uma "atmosfera mais cordial".

Assista à discussão entre Doria e Datena a partir das 2h e 40 min, no link abaixo.

Comentários

Últimas notícias