Eleições

Saiba quais foram as palavras mais usadas no guia eleitoral de João Campos e Marília Arraes

Levantamento feito pelo JC mostra os termos mais comuns dos guias eleitorais dos candidatos; stopwords (termos comuns como "que","de" e ou palavras vazias), Recife - que aparece em ambos os discursos com frequência - e o nome dos próprios candidatos não foram incluídos na contagem

Débora Oliveira Laís Arcanjo
Cadastrado por
Débora Oliveira
Laís Arcanjo
Publicado em 28/11/2020 às 15:29 | Atualizado em 10/12/2020 às 15:14
JC Imagem
João Campos e Marília Arraes disputaram o segundo turno das eleições no Recife - FOTO: JC Imagem

confere.ai
Matéria produzida pelo projeto Confere.ai em parceria com o Jornal do Commercio. - confere.ai

Neste domingo, 29, será decidida a nova gestão da prefeitura do Recife. No segundo turno, os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) deixaram o foco propositivo das campanhas para atacarem a candidatura adversária. Em levantamento feito pelo Confere.ai, foram identificadas as palavras com maior ocorrência no guia eleitoral dos candidatos à prefeitura do Recife e em suas postagens no Twitter durante o segundo turno.

João Campos (PSB)

João Campos publicou no Youtube 39 vídeos correspondentes ao seu guia eleitoral - propagandas que são transmitidas de forma gratuita na TV aberta. No primeiro turno a palavra ‘gente’ foi a mais repetida, com 288 ocorrências, seguida pelo termo cidade’, que aparece 156 vezes. Outros destaques foram as palavras ‘desafio’ que aparece 51 vezes e ‘jovem’ com 22 ocorrências seguidas por ‘futuro’ (40 vezes) e ‘história’ (38 vezes). A novidade do segundo turno - com apenas oito do total de vídeos - foi a ascensão das palavras ‘Marília’ (12 vezes) e ‘PT’ (8) junto de ‘hospital’ e ‘prefeito’ que também aparecem entre as mais citadas nas duas últimas semanas de propagandas do candidato psbista. Nenhum dos vídeos anteriores citava o nome da candidata nem do partido adversário e nem dos outros partidos com os quais João concorreu no primeiro turno.

Marília Arraes (PT)

Com mais de 40 publicações audiovisuais para o programa eleitoral, a candidata do Partido dos Trabalhadores Marília Arraes teve como destaque da sua campanha no primeiro turno as palavras ‘coração’, com mais de 20 repetições, ‘cidade’, com 18 citações, e ‘creche/creches’, com 10 repetições. Outras menções que tiveram constância foram as das palavras ‘palafitas’, ‘coragem’ e ‘esperança’. Com a chegada do segundo turno, o tom da campanha mudou, principalmente após as acusações feitas pelo adversário de candidatura e das ações contra o compartilhamento de “fake news” a seu respeito. As palavras ‘mentira/mentiras’ (com mais de 5 menções juntas), ‘Geraldo Julio’, e a sigla PSB, do partido do atual prefeito do Recife e do candidato João Campos, também citado algumas vezes, ganharam espaço no discurso de Marília Arraes.

Twitter

Com a ferramenta Tweet Archivist é possível detectar informações de contas públicas da rede social de 280 caracteres: as palavras mais mencionadas, links, hashtags e muito mais. Isso permite que você encontre os influenciadores, meça a eficácia de campanhas e visualize as imagens mais populares associadas aos tweets do termo pesquisado. Inserimos as contas oficiais dos candidatos à prefeitura do Recife. Veja abaixo os termos mais mencionados por eles em suas respectivas publicações. A nuvem de palavras gerada pelo mecanismo atualiza a cada 1 hora.

João Campos (PSB)

Twitter Archivist/Reprodução
Palavras mais mencionadas por João Campos - Twitter Archivist/Reprodução

Marília Arraes (PT)

Twitter Archivist/Reprodução
Palavras mais mencionadas por Marília Arraes - Twitter Archivist/Reprodução

Confere.ai

Para evitar cair em desinformação e não compartilhar boatos e mentiras é preciso checar. Em poucos passos isso pode ser feito, utilizando o Confere.ai. Primeira ferramenta automática de checagem de notícias produzida no Nordeste, o Confere.ai é uma parceria do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, da startup Verific.ai e de pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco. Ficou em dúvida com a informação que recebeu? Basta copiar o link ou texto que deseja checar, ir em www.confere.ai, colar e clicar em ‘Conferir’. O Confere.ai possui um medidor que irá informar o nível de características de uma desinformação presentes na notícia apresentada.

Comentários

Últimas notícias