União apoia açãode empresários

Publicado em 27/01/2021 às 2:00
Leitura:

Após passar meses colocando em dúvida a eficácia de vacinas contra a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro mudou seu discurso e afirmou ontem que os imunizantes são importantes para que a "economia não deixe de funcionar". Bolsonaro também se disse favorável à compra de 33 milhões de doses de vacinas por empresas.

"Semana passada, fomos procurados por um representante de empresários e assinamos uma carta de intenções favorável a isso, para que 33 milhões de doses da (vacina de) Oxford viessem do Reino Unido para o Brasil, a custo zero para o governo. E metade dessas doses, 16,5 milhões, entraria para o SUS e estaria no Programa Nacional de Imunizações, segundo aqueles critérios. E outros 16,5 milhões ficariam com esses empresários, para que fossem vacinados os seus empregados, para que a economia não parasse", afirmou o presidente.

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que concorda com a compra de vacinas por empresas privadas, ação que chamou de uma "iniciativa coerente". Questionado, ele disse que julga que a compra dos imunizantes por empresas não atrapalha o Plano Nacional de Imunização (PNI).

A AstraZeneca, por outro lado, afirma que não pode ainda vender o produto para o setor privado. "No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility", disse a empresa em comunicado à imprensa.

"Nos últimos 7 meses, trabalhamos incansavelmente para cumprir o nosso compromisso de acesso amplo e equitativo no fornecimento da vacina para o maior número possível de países ao redor do mundo", completou a nota. "Como parte do nosso acordo com a Fiocruz, mais de 100 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca estarão disponíveis no Brasil, em parceria com o Governo Federal."

Como a Fiocruz ainda não recebeu os primeiros lotes de insumo para iniciar a produção, a aplicação da vacina começou com 2 milhões de doses que chegaram prontas da Índia.

Comentários

Últimas notícias