HOMENAGEM

Cerimônia virtual marca Dia da Memória das Vítimas do Holocausto; saiba como assistir

Em 2021, o evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil contará com depoimentos inéditos de sobreviventes, além da participação de diversos estudiosos sobre o tema

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 27/01/2021 às 11:13 | Atualizado em 27/01/2021 às 11:27
Notícia
X

Nesta quarta-feira (27), às 19h, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), com o apoio institucional da Embaixada de Israel no Brasil e do Consulado Geral de Israel em São Paulo, realiza evento virtual em homenagem ao Dia da Memória das Vítimas do Holocausto. Com o tema “Iluminando a realidade com solidariedade e resiliência”, a cerimônia vai ser transmitida através do YouTube e Facebook da Conib. 

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005 como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, todo 27 de janeiro é especialmente dedicado para homenagear e rememorar vítimas deste massacre. A data foi escolhida pois foi em 27 de janeiro de 1945 que as tropas soviéticas entraram no campo de concentração polonês de Auschwitz e encontraram os 7 mil sobreviventes do Holocausto.

Em 2020, covid-19 matou 900 sobreviventes do Holocausto

Em 2021, 76 anos após o fim do extermínio judeu, o evento promovido pela Conib contará com depoimentos inéditos de sobreviventes do Holocausto, além da participação do caçador de nazistas do Simon Wiesenthal Center, Efraim Zuroff; do diretor fundador do Instituto de Estudos do Holocausto em Washington, Rafael Medoff, e da diretora da Delegación de Asociaciones Israelitas Argentinas (Daia), Marisa Braylan. O ator, Dan Stulbach e o jornalista Ricardo Lessa também farão parte da cerimônia, que culminará no acendimento de seis velas em honra a seis sobreviventes do Holocausto de diferentes comunidades do Brasil.

“Existem fatos na história impossível de serem esquecidos. O Holocausto é um deles. Pela magnitude do que representou, pelo mal que causou à humanidade, é um acontecimento que precisa ser periodicamente revisado para que dele possam ser extraídas as lições necessárias”, disse Sonia Sette, presidente da Federação Israelita de Pernambuco.

 

 

 

 

Tags

Autor