Covid-19: Butantan recebe insumos para 8,6 milhões de doses da vacina nesta quarta (3)
Carga com 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo deverá chegar em Campinas (SP), às 23h30
O Instituto Butantan receberá nesta quarta-feira (3) insumos vindos da China para a fabricação de 8,6 milhões de doses da vacina CoronaVac, contra a covid-19. O avião, que é operado pela Latam Cargo, com previsão de chegada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 23h30, transporta 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), produto necessário para a fabricação da vacina.
>> Brasil se aproxima dos 2,5 milhões de vacinados contra a covid-19
>> Butantan deve apresentar cronograma de entrega das 54 milhões de doses da CoronaVac até quarta
Esse é o primeiro lote de insumos que o Butantan recebe neste ano. De acordo com o diretor do instituto, Dimas Covas, as vacinas produzidas com o lote de matéria-prima que chegarão nesta quarta começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no próximo dia 25.
Segundo o governo do estado de São Paulo, outra carga com 5,6 mil litros de IFA deverá chegar ao Brasil até o próximo dia 10 de fevereiro, o que possibilitará a produção de mais 8,7 milhões de doses em São Paulo.
Somadas, as cargas permitirão a fabricação de 17,3 milhões de doses da vacina, que começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde a partir do final deste mês. A previsão do instituto é que a produção de vacinas contra a covid-19 alcance até 600 mil doses diárias com as duas novas remessas de matéria-prima.
- China libera insumos para mais 8,7 milhões de doses da Coronavac, diz Doria
- Estudo preliminar aponta que vacina tríplice viral diminui risco de ter covid-19 sintomática
- Covid-19: Amazonas já transferiu 424 pacientes para outros estados
- Brasil registra 1.210 mortes por covid-19 em 24h, total chega a 226.309
Em janeiro, o Butantan entregou 8,7 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde. Foram 6 milhões de doses no dia 17, outras 900 mil no dia 22 e mais 1,8 milhão no dia 29, em cumprimento ao contrato que incluiu o imunizante no Plano Nacional de Imunizações.