PROGRAMA

Ministério do Meio Ambiente assina acordo de adoção de parque localizado no Amazonas

A área que será adotada fica localizada entre os municípios de Manaus e Rio Preto da Eva e tem 3,1 mil hectares

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 02/03/2021 às 19:15
Notícia

MARIO OLIVEIRA/MTUR
Os recursos arrecadados com a adoção - a segunda realizada no âmbito do programa - são estimados em R$ 159 mil - FOTO: MARIO OLIVEIRA/MTUR
Leitura:

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a corretora Genial Investimentos assinaram nesta terça-feira (2) um protocolo de intenções para adoção, pela empresa, de uma das 132 unidades de preservação (UP) que fazem parte do programa Adote um Parque, criado pelo MMA.

A área que será adotada, denominada Dinâmica Biológica Fragmento Florestal, fica no bioma amazônico. Localizada entre os municípios de Manaus e Rio Preto da Eva (AM), a unidade de conservação tem uma área de 3,1 mil hectares. Os recursos arrecadados com a adoção - a segunda realizada no âmbito do programa - são estimados em R$ 159 mil.

“As unidades de conservação são um dos importantes pilares na região. Com isso, agora temos 130 [das 132 unidades disponíveis pela adoção pelo programa] pela frente. Espero que o exemplo que a Genial está seguindo também seja seguido por outras empresas, inclusive estrangeiras”, destacou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

O projeto

O programa Adote um Parque, instituído pelo decreto nº 10.623, pretende promover a conservação, a recuperação e a melhoria das unidades de conservação federais por meio da adoção das áreas por parte de pessoas e empresas nacionais ou estrangeiras. Os recursos obtidos serão utilizados para proteção do meio ambiente, como vigilância, monitoramento, implementação de planos de manejo, recuperação de áreas degradadas e prevenção a incêndios e desmatamentos na região.

Comentários

Últimas notícias