SAÚDE

Governadores pedem compra de medicamentos para 'kit intubação'

Foram pedidos bloqueadores neuromusculares, anestésicos e sedativos pelo período mínimo de 60 dias e a distribuição para todos os estados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)

Imagem do autor
Cadastrado por

Agência Brasil

Publicado em 18/03/2021 às 22:53 | Atualizado em 18/03/2021 às 23:01
Notícia
X

O Fórum Nacional de Governadores informou nesta quinta-feira (18) que enviou uma carta ao Ministério da Saúde para alertar sobre o baixo estoque de medicamentos do chamando “kit intubação”, utilizado para entubar de pacientes que estão em tratamento contra a covid-19 em unidades de tratamento intensivo (UTIs) e precisam de respiradores artificiais.

>> Ministério da Saúde pede estoque de 'kit intubação' da indústria; prefeitos e governadores temem escassez de insumos

>> Prefeitos pedem ação de Bolsonaro e Saúde para suprir oxigênio e kit intubação

>> Governo federal diz que pode faltar oxigênio em pequenos municípios

Os governadores pediram a compra emergencial de bloqueadores neuromusculares, anestésicos e sedativos pelo período mínimo de 60 dias e a distribuição para todos os estados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

No documento, os governadores afirmam que o monitoramento feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostra que 11 medicamentos do kit estão em falta ou com estoque para 20 dias em 10 estados. No caso dos bloqueadores neuromusculares, 18 estados registram falta ou estoque baixo, que também deve durar 20 dias.

>> Secretário de Saúde confirma que há pacientes em fila de espera para leitos de UTI em Pernambuco

>> O que é essencial numa pandemia e o que é a essência do egoísmo natural do ser humano

Em nota, o Ministério da Saúde informou que 24 estados e o Distrito Federal enviaram à pasta informações sobre o consumo de medicamentos para intubação. O ministério informou que foi solicitada nesta quinta-feira a compra de 665.507 medicamentos para o período de 15 dias, conforme consumo médio mensal.

Mais cedo, o Ministério da Saúde informou que foram liberados 1.639 leitos de UTI adulto e oito leitos de UTI infantil para 64 municípios localizados em São Paulo e em Goiás. Os leitos serão exclusivos para pacientes com quadro grave de covid-19. O valor do repasse mensal será de R$ 79 milhões.

Tags

Autor