COVID-19

Bolsonaro negocia produção da vacina Russa Sputinik V no Brasil

Anvisa deve enviar uma missão de vigilância sanitária à Russia para realizar uma inspeção dos insumos da vacina

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 06/04/2021 às 16:16 | Atualizado em 06/04/2021 às 16:22
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta terça-feira (6), que há possibilidades da vacina russa Sputnik V ser produzida no Brasil. A declaração do presidente se deu após uma conversa por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em que falaram sobre o imunizante. Além disso, está previsto que, ainda essa semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envie uma missão de vigilância sanitária ao país para realizar uma inspeção dos insumos da vacina.

"Acabei de receber um telefonema do presidente Putin e um dos assuntos mais importante que nós tratamos aqui é a possibilidade de nós virmos a receber a vacina Sputnik daquele país. Logicamente que dependemos ainda de resolver alguns entraves aqui no Brasil, e estamos ultimando contato com demais autoridades, dentre elas, a Anvisa, e como nós podemos efetivamente importar essa vacina", disse Bolsonaro em vídeo publicado no Twitter na tarde desta terça.

De acordo com o presidente do Brasil, a conversa com Putin foi produtiva e, segundo ele, em breve a questão da vacina Sputnik V será resolvida. No vídeo, ele também agradeceu "pela forma" que o presidente russo anda tratando a situação com o Brasil.

Além de Bolsonaro, o vídeo também conta com a presença do diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. Foi ele quem anunciou o envio de uma comitiva à Rússia para visitar às instalações das fábricas da vacina e do insumo. Torres ainda afirmou que um embaixador russo também irá visitar o Brasil para tratar do assunto.

"Temos nesse contato que o presidente acabou de realizar com o presidente Putin a confirmação do envio da nossa missão. Uma missão de vigilância sanitária à Rússia já com o ok da Rússia para que possamos efetuar a inspeção nas instalações de produção tanto de insumo quanto da própria vacina. Também está previsto para que esta semana a Anvisa receba o embaixador da Rússia também nessa mesma tratativa", declarou.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, anunciou envio de uma comitiva à Rússia para visita às instalações das fábricas do imunizante e de insumos. O embaixador da Rússia também é aguardado para tratar o assunto.

Também presentem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga relatou que a pasta está em tratativas com agências reguladoras para liberar a aprovação emergencial e vacinar a população brasileira com o imunizante russo.

"Uma reunião de alto nível na qual se discutiu a questão da vacina Sputnik. Como Bolsonaro tem reiterado, as vacinas têm que ser aprovadas pela Anvisa. O ministério está em tratativas para que, assim que houver uma superação das questões regulatórias, estarmos aplicando a vacina aqui no Brasil, beneficiando a população".

 

 

Tags

Autor