Imunização

As vacinas contra a covid-19 são eficazes no combate à variante indiana?

Já se tem registro da cepa B.1.617 no Estado do Maranhão, com casos confirmados nesta quinta-feira (20)

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 20/05/2021 às 23:39 | Atualizado em 21/05/2021 às 12:13
Notícia
X

*Com informações da Rádio Jornal

O Brasil confirmou nesta quinta-feira (20) a presença de uma nova variante no País. A variante B.1.617 do novo coronavírus (covid-19) foi registrada pela primeira vez no continente asiático, na Índia, e já preocupa especialista da área. A cepa já foi detectada no Maranhão e tem um alto poder de transmissão.

Mellanie Fontes-Dutra, biomédica e pós-doutoranda em bioquímica pela UFRGS, que também coordena a Rede Análise Covid-19, disse à Rádio Jornal que a preocupação tem fundamento. "Recentemente, ela foi detectada também em Cingapura e no Reio Unido e, nesses locais, foi observado, paralelamente, um crescimento acelerado de números de novos casos. A partir disso, somado com as mutações que ela (a cepa) apresenta, ela pode ter um aumento na transmissibilidade. Esse aumento na transmissibilidade pode ter consequências muito severas, especialmente em locais como o Brasil sem uma adesão completa às medidas de enfrentamento (à covid-19)", apontou.

Caso seja comprovado o maior poder de espalhamento da variante do vírus, um aumento na capacidade transmissão pode resultar em mais pessoas doentes, gerando uma procura maior pelo sistema de saúde, mais agravamentos, e, consequentemente, mais óbitos. “O sinal de alerta é imenso, porque ela tem esse potencial em ser mais transmissível”, comentou Mellanie.

Vacinas funcionam contra a nova cepa?

Segundo a especialista, até o momento, não se tem registro de que as vacinas não sejam eficazes contra a cepa. “A gente tem alguns dados para a Pfizer, Moderna, Astrazeneca e a Covaxin. A Covaxin é uma vacina de vírus inativado, e mostrou manter uma possível proteção importante contra essa variante. As anteriores que eu citei, apesar de também terem um impacto nos anticorpos neutralizantes, que é uma das partes da resposta imunológica, também parecem manter um nível adequado que poderia sugerir manter essa proteção”, explicou.

Enquanto não se tem dados conclusivos, a coordenadora da Rede Análise Covid-19 reforçou a necessidade de manter todos os cuidados de prevenção contra o coronavírus como uso correto da máscara, cobrindo nariz e boca, higienização constante das mãos, com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social. 

Tags

Autor