VIAGEM

EUA retomam entrevistas de vistos para brasileiros que desejem estudar no país; tire dúvidas sobre o processo

Para tirar a dúvida dos brasileiros que desejam retomar ou iniciar seus estudos nos Estados Unidos, o JC conversou com o chefe da Seção Consular do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, Kevin Wilson

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 21/05/2021 às 15:06 | Atualizado em 21/05/2021 às 16:22
Notícia
X

Os Estados Unidos retoma, neste mês de maio, as entrevistas de visto para estudantes brasileiros que iniciarão seus estudos no país a partir ou após o dia 1º de agosto de 2021. Além disso, os alunos que já possuem os vistos das categorias F e M podem retornar ao país norte-americano no prazo de 30 dias antes do início das aulas sem precisar consultar a Embaixada ou os Consulados no Brasil.

A medida faz parte das Exceções de Interesse Nacional (NIE), anunciadas em 26 de abril, às restrições de viagem relacionadas ao Brasil, atualmente em vigor devido à pandemia da Covid-19. Outros países qualificados para essas exceções são: China, Irã, Área de Schengen, Reino Unido, Irlanda e África do Sul.

Assim, acadêmicos, jornalistas e outros que possam se qualificar para uma Exceção de Interesse Nacional, incluindo aqueles com vistos válidos e ou com a Autorização de Viagem (ESTA), precisarão solicitá-la. Tendo a NIE aprovada, os indivíduos podem viajar com um visto válido ou a autorização ESTA.

Para tirar a dúvida dos brasileiros que desejam retomar ou iniciar seus estudos nos Estados Unidos, o JC conversou com o chefe da Seção Consular do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, Kevin Wilson.

Confira a entrevista completa:

Jornal do Commercio: A liberação vale para quais tipos de vistos?

Kevin Wilson: Essa liberação é para os estudantes que já têm o visto F ou M, ou que vão recebê-los após a entrevista, e que têm programas acadêmicos que comecem em 1º de agosto ou depois.

JC: Quanto tempo leva o processo da retirada de visto e como ele é feito?

K.W.: O tempo depende de se os estudantes têm todos os formulários prontos. O sistema vai ser o mesmo que era. Ao receber o formulário I-20 da instituição acadêmica nos Estados Unidos, os estudantes devem entrar no nosso site, preencher o formulário DS-160, pagar a taxa de visto e agendar a entrevista.

JC: As entrevistas serão feitas de forma remota ou presencial?

K.W.: Tudo vai ser presencial. O processo vai ser igual ao que era. Os estudantes devem receber este formulário, agendar a entrevista e vai ter um funcionário consular para fazer a entrevista. Devo reforçar, também, que vamos manter nossos protocolos de distanciamento e com álcool para assegurar que estamos fazendo tudo de uma forma segura.

JC: Quando os estudantes elegíveis podem embarcar para os EUA?

K.W.: Segundo as regras do visto F e M, os estudantes podem chegar aos EUA 30 dias antes do começo do programa. Ou seja, se o programa começa em 15 de agosto, eles podem entrar no país em 16 de julho ou depois. Isso também deve acontecer para os estudantes que já têm visto válido, porque nos EUA temos quase 17 mil estudantes brasileiros que estão estudando nos últimos anos. Eles podem voltar aos EUA sem contatar o consulado ou embaixada se tiverem o formulário I-20 atualizado, mostrando a data do início do período acadêmico em 1º de agosto ou depois.

JC: Os estudantes poderão ser vacinados contra a covid-19 ao chegar nos EUA?

K.W.: Isso vai depender da priorização de saúde dos EUA, porque cada estado e cidade tem suas próprias regras para a vacinação.

JC: Como deverá ser feita a comprovação de que o estudante não está contaminado pelo novo coronavírus na hora do embarque?

K.W.: A regra é a mesma até para os cidadãos americanos que estão voltando para os EUA. Todo mundo que viaja para o país, segundo as regras dos nossos centros de controle de doenças, tem que apresentar um teste PCR negativo para covid, que deve ser feito três dias ou menos antes do voo.

JC: Precisa enviá-lo para o consulado ou embaixada?

K.W.: Não precisa ter contato com o consulado ou embaixada, basta apresentar à empresa aérea quando chegar ao aeroporto e for embarcar.

JC: O governo americano tem expectativa de receber quantos alunos brasileiros nos próximos meses?

K.W.: Não temos uma estimativa sobre isso, mas posso falar que a previsão é que atendamos antes do começo dos programas toda a demanda para os estudantes brasileiros que queiram estudar nos EUA depois de 1º de agosto deste ano. Temos vagas abertas agora em nossos consulados e embaixadas. Os estudantes que querem viajar para os Estados Unidos devem se preparar agora.

JC: A retirada de vistos para estudantes é o único serviço em funcionamento nos consulados e embaixadas atualmente?

K.W.: Nossos consulados e embaixadas nunca pararam de funcionar. Estamos cuidando dos serviços para os cidadãos americanos desde o começo da pandemia e também dos serviços de emergência para os vistos.

JC: Qual é a importância da reabertura dos EUA para estudantes brasileiros?

K.W.: Estamos felizes pela oportunidade de receber os estudantes brasileiros em nossos consulados e embaixadas; acho que isso valoriza nossa profunda parceria com o Brasil e nos orgulhamos que os Estados Unidos sejam há décadas o país preferido dos estudantes brasileiros que buscam o ensino superior no exterior.

Tags

Autor