eventos

São Paulo deve ter festa de Réveillon e Carnaval em 2022

Recife e Olinda continuam avaliando o cenário da pandemia da covid-19 para poder avançar sobre este tema

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 01/07/2021 às 20:00 | Atualizado em 01/07/2021 às 20:21
Notícia
X

A cidade de São Paulo poderá ter Carnaval e Réveillon em 2022, segundo afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB), nesta quinta-feira (1º), durante a entrega do Plano de Metas da gestão na Câmara Municipal de São Paulo. De acordo com o gestor, tudo dependerá da melhora dos indicadores da pandemia, prometendo ainda, que a cidade deverá reabrir os locais públicos quando atingir 70% da população vacinada.

"Nós chegamos, graças a Deus, em 62% do número de leitos de UTI. Tivemos na faixa de 80%, e hoje, não é que é confortável, mas nos deixa um pouco mais tranquilos com relação aos leitos de UTIs [unidades de terapia intensiva]. A vacinação está acompanhando. Nós passamos de 7 milhões de doses de vacinas na cidade de São Paulo, com 56% da população eletiva já vacinada. A princípio, a cidade terá Réveillon, terá Carnaval", segundo publicação do portal UOL. Atualmente a cidade paulista vacinou 56% do seu contingente. 

Ainda segundo as informações do UOL, Nunes explicou que serão formadas duas comissões, para tratar de cada evento. A responsável pelo Carnaval organizará ainda a subdivisão entre os eventos de rua e o Sambódromo do Anhembi. "[A divisão para o] Carvanal de rua pelo tamanho que a gente espera que seja. Deve ser o maior carnaval da história", afirmou Nunes à imprensa. Todas as comissões deverão contar com a participação da Secretaria Municipal de Saúde. 

RECIFE e  OLINDA

Em Recife e Olinda, as gestões ainda estudam os cenários para definir se haverá ou não Carnaval em 2022. Com o avanço da vacinação contra a covid-19, a projeção é de que 70% da população possa estar vacinada até novembro, entretanto, existem muitas incertezas que impossibilitam antecipar qualquer decisão a respeito do tema. 

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), chegou a dizer que sua gestão já estava observando outras experiências ao redor do mundo. "Está no nosso radar. Estamos observando experiências de outras cidades em países da Europa, Estados Unidos e na Oceania para projetar os protocolos que deveremos adotar, após esta fase mais aguda", afirmou. 

Em live, Bell Marques lança bloco para o Carnaval de Salvador 2022. Festa não está confirmada

Em 2021, sem feriado de Carnaval, estima-se que Pernambuco R$ 500 milhões no último fevereiro. No turismo brasileiro, estima-se que a festa movimente cerca de R$ 8 bilhões anualmente. Por isso, segundo o Secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, a Prefeitura tem discutido a questão e quer estar preparada para a possibilidade de realizar o Carnaval em 2022, mas que a situação sanitária do País precisa ser adequada para que isto ocorra.

"A respeito da realização do Carnaval em 2022, a Prefeitura de Olinda informa que está acompanhando de perto os resultados da vacinação no Brasil. A Prefeitura vai continuar seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Governo do Estado. A vontade da Prefeitura é realizar o maior e melhor Carnaval do mundo na cidade de Olinda, como vinha acontecendo nos últimos anos. Mas, é preciso fazer isso com segurança; acompanhando desafios como, por exemplo, a vacinação das crianças e o comportamento de novas variantes do Sars-CoV-2. De qualquer forma, a Prefeitura vem trabalhando com a hipótese de superação desses desafios e a possível realização do Carnaval 2022", declarou a Prefeitura de Olinda, através de nota.

Tags

Autor