imunização

Foi vacinado contra a covid-19 com a Pfizer? Saiba se você pode ingerir bebida alcoólica

Pernambuco recebeu, nesta terça-feira (10), mais 129,8 mil doses de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a covid-19, que serão destinadas exclusivamente à aplicação da primeira dose em quem ainda não iniciou o esquema vacinal

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 10/08/2021 às 18:08
Notícia
X

Pernambuco recebeu, nesta terça-feira (10), mais 129,8 mil doses de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a covid-19, que serão destinadas exclusivamente à aplicação da primeira dose em quem ainda não iniciou o esquema vacinal. Diante disto, surge a dúvida: é proibido fazer o consumo da bebida após ser imunizado com a vacina da Pfizer?

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), envolvida nas decisões do Programa Nacional de Imunização (PNI), já afirmou, em abril deste ano, que nenhuma vacina, incluindo todas para prevenir a covid-19, contraindica o consumo de bebidas alcoólicas ou exige precauções. Isso significa que não há qualquer interferência na resposta imunológica ou aumento do risco de eventos adversos. 

No entanto, é importante ressaltar que o uso crônico e abusivo de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentar o risco de infecções por vírus e bactérias, além de ocasionar outros prejuízos à saúde e à vida.

Como funciona a imunização pela Pfizer

A vacina contra a covid-19 da Pfizer é baseada no RNA mensageiro, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus. A ideia é que o RNA sintético dê as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do vírus. Uma vez produzidas no organismo, essas proteínas (ou antígenos) estimulam a resposta do sistema imune resultando, assim, potencialmente em proteção para o indivíduo que recebeu a vacina.

 

Tags

Autor