Vacinação contra covid-19 em Joinville difere de outras cidades e repercute nas redes sociais
Local de aplicação do imunizante na cidade catarinense virou um dos assuntos mais comentados das redes sociais
O local da aplicação do imunizante contra a covid-19 em Joinville, Santa Catarina, tem chamado a atenção e repercutido nas redes sociais. O motivo? A vacina é aplicada na lateral das costas, perto do glúteo, em uma área chamada de ventroglúteo.
- Pernambuco recebe mais 105.300 doses da vacina contra covid-19 da Pfizer
- Recife libera vacinação contra covid-19 para novo grupo. Veja detalhes
- Vacinar adolescentes torna mais seguro retorno às aulas, diz Fiocruz
- Covid-19: Recife tem 86% dos adultos com pelo menos uma dose da vacina, e 45% estão com a imunização completa
Diante da curiosidade dos usuários de redes sociais, a prefeitura da cidade fez uma publicação no Facebook para explicar o motivo da vacinação em Joinville destoar de outras cidades do País.
"Por ser uma aplicação intramuscular, optou-se pelo ventoglúteo, que é justamente onde se tem menos reações adversas à aplicação", disse o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues.
O governo de Santa Catarina diz o seguinte sobre a aplicação de vacinas contra covid-19 perto do glúteo: "A administração da vacina será pela via intramuscular (IM), no músculo deltóide, observando a via e dosagem orientadas pelo laboratório. Contudo poderá ser realizado no vasto lateral da coxa caso haja algum impedimento ou especificidade. Outra área alternativa para a administração será a ventroglútea, devendo ser utilizada por profissionais capacitados".
Uma moradora da cidade fez uma publicação no Twitter brincando com a aplicação da vacina. O post acumula mais de 20 mil curtidas.