Educação

Encceja será realizado para 1,6 milhão de pessoas neste domingo (29)

O exame é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 27/08/2021 às 19:22
Notícia
X

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 será realizado no próximo domingo (29). Nesta edição, o exame será aplicado para mais de 1,6 milhão de pessoas, em 622 cidades brasileiras. O programa é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada. Por meio do Encceja, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

Dos inscritos, 301.438 farão as provas para obter a certificação do ensino fundamental e 1.328.608 tentarão o diploma do ensino médio, conhecido popularmente como “Ficha-19”.

As provas serão realizadas em dois turnos, nos seguintes horários:

Manhã:
Abertura dos portões: 8h
Fechamento dos portões: 8h45
Início das provas: 9h
Encerramento: 13h

Tarde:
Abertura dos portões: 14h30
Fechamento dos portões: 15h15
Início das provas: 15h30
Encerramento: 20h30

Os inscritos que solicitaram tempo adicional no atendimento especializado farão provas a partir das 9h às 14h ou 15h30 às 21h30.

Documentação necessária e orientações

Quem for fazer o Exame, deve levar documento de identificação original com foto e caneta de tinta preta, que seja fabricada em material transparente. A apresentação do cartão de confirmação de inscrição é opcional, mas o Inep recomenda que os candidatos o levem, a fim de facilitar a localização.

Outras orientações são: usar máscaras que cubram nariz e boca; é permitido utilizar luvas transparentes ou semitransparentes durantes as provas; é permitido levar recipiente transparente com álcool gel, apesar dos locais de prova disponibilizarem álcool para a higienização. é necessário que os participantes autorizem os fiscais a vistoriarem seus objetos e itens de higiene; é recomendado que o participante leve sua própria garrafa com água; chegar com antecedência e ir direto para a sala de aula, sem se aglomerar na entrada dos locais e nos corredores.

Tags

Autor