ANIMAIS

Veja o que fazer em casos de ataque de abelhas

Organizadas em um sistema capaz de se comunicar com as outras da colmeia, as abelhas normalmente apresentam temperamento tranquilo no meio ambiente e só são agressivos quando são agredidas ou ameaçadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 31/08/2021 às 13:36
Notícia
X

As abelhas são animais de extrema importância para manter o equilíbrio e manutenção da biodiversidade do planeta. Organizados em um sistema capaz de se comunicar com as outras da colmeia, estes animais normalmente apresentam temperamento tranquilo no meio ambiente e só são agressivos quando são agredidos ou ameaçados. O JC ouviu especialistas e o Corpo de Bombeiros para dicas de como agir nas situações de perigo por ataques de abelhas.

>> Ataque de abelhas em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, deixa quatro feridos; veja vídeo

>> "No que fomos ajudar, a enxame atacou todo mundo", relata vítima de ataque de abelhas em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife

Os bombeiros explicaram que a população não deve se aproximar de colmeias ou tentar removê-las. “As pessoas podem conviver sem problema com as colmeias. Se estiverem em árvores, não balancem nem atirem pedras para não assustá-las. Não devem também tentar exterminá-las com fogo ou outro meio”, informou.

Segundo o especialista Nelson Campelo, da empresa Disque Abelhas, nos casos de investida do animal é preciso procurar abrigo imediatamente. "No caso do ataque de abelhas, a população tem que se afastar do animal e se proteger. Pois esses animais atacam a exaustão, é como se fosse um suicida. Elas vêm e ataca, deixando o ferrão. Isso deixa um feromônio que chama as outras operárias para também atacar a vítima. Tem que tentar se abrigar em algum canto, se tiver água perto vá para a água, mas precisa sair do local", alerta.

Nelson Campelo também explica que na Região Metropolitana do Recife, apenas a espécie Apis mellifera, uma abelha europeia africanizada, oferece risco de ataque, por possuir ferrão. Em alguns casos, há perigo da investida ser fatal. "Para uma pessoa que é alérgica basta apenas uma ferroada de abelha, que provoca um processo alérgico grande. Começando com edema de glote e aumenta parada de rins, pulmão e pode ocasionar na morte. As crianças, animais e idosos têm risco maior, pois o ataque é muito intenso. Nos animais pode ser fatal", afirmou o especialista.

 

Ainda de acordo com o especialista, se os enxames foram percebidos em áreas residenciais, é importante chamar alguma organização especializada para a remoção em segurança dos animais. “Nos casos de colmeias em residências, a melhor forma de evitar acidentes é chamar uma pessoa responsável, que já tenha experiência com abelhas. Um apicultor ou um órgão especializado, que consiga tirar esse enxame, pode levá-los para a um local adequado", concluiu.


Por determinação do Ministério Público do Meio Ambiente, o efetivo do Corpo de Bombeiros informou que só atua em ocasiões emergenciais com as abelhas. O atendimento às vítimas ocorre quando houver ameaças graves a pessoas ou animais. Além disso, a mesma determinação determina que a responsabilidade pela captura das abelhas por pessoal devidamente capacitado e com equipamentos de proteção é do IBAMA e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

Enxame de abelhas ataca pessoas em Boa Viagem

Na manhã desta segunda-feira (30), um enxame de abelhas atacou um grupo de pessoas que estava em uma parada de ônibus na Rua Charles Darwin, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros, várias pessoas foram feridas pelos insetos, e um idoso de 66 anos chegou a ficar caído no local. Ele foi socorrido para o hospital Hapvida, no bairro do Derby.

Uma equipe de bombeiros foi até a parada de ônibus prestar apoio às vítimas que passaram mal com o ataque. De acordo com os militares, no domingo (29) uma pracinha nas proximidades foi capinada, o que teria feito com que as abelhas ficassem na área.

 

O Samu foi acionado para a ocorrência por volta das 8h15 e informou que, além do idoso, outras três vítimas precisaram de atendimento. Uma delas foi encaminhada para UPA da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife; outra vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para uma unidade não informada. A terceira pessoa foi atendida no local e assinou um termo de responsabilidade.

Tags

Autor