gato-mourisco

Filhote de felino ameaçado de extinção é resgatado no Ceará

O animal foi encontrado por morador do município de Saboeiro no último sábado (28), sendo resgatado por equipes do Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA) no dia seguinte

Do jornal O Povo para a Rede Nordeste
Do jornal O Povo para a Rede Nordeste
Publicado em 30/08/2021 às 23:31
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
Filhote de gato-mourisco - FOTO: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
Leitura:

Um filhote de gato-mourisco, espécie ameaçada de extinção no Nordeste, foi salvo na manhã desse domingo (29) no Ceará pelo Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar (PM). O resgate do felino ocorreu na zona rural do município de Saboeiro, situado a a 441,7 km de Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 21 (AI 21) do Estado. A matéria é do jornal O Povo para a Rede Nordeste.

Um morador da cidade levou o animal para a sua casa no sábado (28), e, em seguida, avisou à composição. A equipe de resgate se dirigiu ao endereço da residência informada para conferir a espécie do animal. O mamífero se tratava de um gato-mourisco, animal típico da fauna silvestre nordestina.

O gato foi resgatado na manhã de domingo (29). Com a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o felino foi entregue aos cuidados da bióloga da Biodiverse, localizada no Craro, onde ficará até que seja trasladado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Pernambuco.

O que fazer quando encontrar animais silvestres vulneráveis?

O recomendado pela PMCE é que o número 190 seja acionado. Os militares do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente realizam o resgate e encaminham o animal para um local seguro.

Comentários

Últimas notícias