SAÚDE

Veja como emitir o certificado de vacinação contra a covid-19 pela internet

Em alguns países, é cobrado a apresentação deste certificado como comprovante de vacinação contra a covid-19, para viajantes brasileiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 01/09/2021 às 14:53
Notícia
X

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 entrou para a lista dos documentos importantes para os brasileiros. Em alguns países, é cobrado a apresentação deste certificado como comprovante de vacinação contra a covid-19, para viajantes brasileiros. O item é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por meio do site ou aplicativo Conecte SUS Cidadão, onde é possível visualizar, salvar e/ou imprimi-lo.


Além de português, o comprovante pode ser emitido em inglês e espanhol. Os dados pessoais sobre a imunização são enviados aos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, tornando possível que todos os cidadãos com o Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde, tenham acesso.


O certificado só fica disponível após o cidadão estar com o esquema vacinal completo com as duas doses da vacina ou uma, nos casos do imunizante dose única, a depender da dose administrada. Após isso, na plataforma Conecte SUS Cidadão, dentro do ícone vacina, é possível visualizar as informações sobre as doses administradas e abrir o detalhamento. Para finalizar é só clicar no botão de emissão do certificado.


O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 apresenta também todos os dados cadastrais do titular, a data e horário da emissão do certificado. Ele pode ser autenticado utilizando o código de 16 dígitos ou QRCode, presentes na emissão, pelo leitor da própria plataforma. O serviço é gratuito e o comprovante tem validade de doze meses a partir da data de emissão.

 

*Com informações do site O Município

Tags

Autor