Sem matéria-prima

Fiocruz vai interromper entrega de vacinas ao Plano Nacional de Imunização por falta de insumo

O atraso vai ocorrer porque, no mês de agosto, a Fiocruz não recebeu a quantidade esperada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA)

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 05/09/2021 às 12:29
Notícia
X
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que fabrica no Brasil as doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, vai interromper por ao menos dez dias a entrega de vacinas ao Programa Nacional de Imunização (PNI).
As entregas eram semanais, mas a suspensão vai acontecer por falta de matéria-prima. De acordo com a Fiocruz, o atraso vai ocorrer porque, no mês de agosto, a Fundação não recebeu a quantidade esperada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). 

Tempo de produção

A produção da AstraZeneca leva pelo menos três semanas, mas a Fiocruz garante que vai entregar, ainda nesse mês, 15 milhões de doses. As próximas remessas, no entanto, só estão programadas para a semana do dia 13 a 17 de setembro. Até lá, pode faltar vacina para quem precisa tomar a segunda dose.

Em agosto, a Fiocruz entregou a menor quantidade de vacinas desde o começo da produção, em março. No mês passado, foram 11,4 milhões doses de AstraZeneca. Essa quantidade é quase a metade de maio, quando foram 21 milhões.

A Fundação diz que o problema é a falta de matéria-prima e que sua capacidade de produção sempre foi maior do que a quantidade de IFA recebida.

Neste momento, há mais de 6 milhões de doses na etapa de controle de qualidade. A AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordado. No entanto, a Fiocruz vem tentando acelerar o envio das remessas junto à farmacêutica de forma a garantir entregas semanais ininterruptas.
 

Tags

Autor