Círio de Nazaré: o que é, onde é comemorado e qual a história de uma das festas mais importantes do Brasil

Como aconteceu no ano passado, a tradicional procissão que acontece no segundo domingo de outubro não será realizada por conta das restrições causadas pela pandemia. Percurso rodoviário da imagem e sobrevoo irão substituir a procissão

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/10/2021 às 8:42 | Atualizado em 10/10/2021 às 9:34
Notícia
X

Com informações da Agência Brasil

 

O Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas brasileiras, realizada todos os anos em Belém, capital do Pará, prossegue com sua programação ao longo deste fim de semana. Pelo segundo ano consecutivo, o evento ocorre com restrições por causa da pandemia de covid-19.

A única procissão oficial mantida foi a do translado rodoviário da imagem da santa, ocorrido sexta-feira (8), em um percurso de 60 quilômetros de Belém aos municípios de Marituba e Ananindeua, na região metropolitana de Belém.

Neste domingo (10), está prevista missa na Catedral da Sé (7h); sobrevoo da Imagem Peregrina sobre a cidade (8h30); percurso do Círio em sobrevoo (11h); missa na Basílica-Santuário (12h) e homenagem da Esquadrilha da Fumaça (16h30).

Veja como foram as comemorações no sábado (9) nesta matéria do SBTNews:

Os momentos mais emocionantes do Círio são as procissões do sábado à noite e domingo de manhã, quando uma multidão se aperta para carregar a famosa corda de 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro. Neste ano, a corda não será carregada pelos fiéis. Ela foi dividida em 98 pedaços e distribuída para cada uma das 98 paróquias do Pará, quando será exibida na missa deste domingo.

Em 2020, mesmo com as restrições ao público, o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese) do Pará calculou que 100 mil pessoas estiveram nas ruas de Belém, cerca de 5% dos 2 milhões já registrados antes da pandemia.

DIMENSÃO

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em devoção a Nossa Senhora de Nazaré. A Santa é fortemente reverenciada, não apenas em Belém do Pará, como em outras cidades da Região Norte, como Macapá, capital do Amapá, e na capital do Acre, Rio Branco. Desde 1793, a data é sempre celebrada no segundo domingo de outubro.

Reunindo cerca de dois milhões de pessoas, o Círio de Nazaré é considerado uma das maiores manifestações populares católicas do mundo. Em 2004 foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

HISTÓRIA

O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará e, até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882 passou a sair da Catedral da Sé, em Belém.

A origem da tradição teria se dado quando no ano de 1700 um caboclo, descendente de portugueses e de índios, de nome Plácido, encontrou no igarapé Murutucu, na cidade de Belém, uma pequena estátua de Nossa Senhora da Nazaré, entalhada em madeira com aproximadamente 28 cm de altura. Plácido teria levado a imagem para casa onde a colocou em um altar improvisado.

A tradição popular conta que a imagem "desapareceu" e foi reencontrada no mesmo local no igarapé Murucutu. Ao ser levada novamente para casa de Plácido, sumiu mais uma vez, e retornou inexplicavelmente ao lugar do achado. O caboclo teria visto aquilo como um sinal divino, de que a imagem deveria permanecer no local onde foi encontrada. Foi construída então uma pequena capela para abrigar a imagem e logo se tornou local de devoção, atraindo os fiéis.

No local da antiga capela foi construída a atual Basílica de Nazaré. Desde 1793  o Círio de Nazaré é realizado anualmente, no segundo domingo do mês de outubro.

 

Tags

Autor