CRIME

"Golpe dos nudes": quadrilha desarticulada suspeita de chantagear pessoas com fotos íntimas e falsas acusações de pedofilia

Os suspeitos atuavam em cerca de sete estados brasileiros - Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Tocantins

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 11/10/2021 às 13:46 | Atualizado em 11/10/2021 às 13:47
Notícia
X

Cerca de 20 pessoas foram presas suspeitas de integrar quadrilha que extorquia pessoas com ameaças de vazamento de fotos íntimas e suposto conteúdo de pedofilia, foi desarticulada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, nessa quinta-feira (7). Os suspeitos atuavam em cerca de sete estados brasileiros - Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins. O grupo teria chegado a movimentar cerca de R$ 5 milhões em extorsões.

Denominada de “golpe dos nudes”, o crime consistia na criação de perfis falsos na internet, muitas vezes de mulheres, para criar um vínculo com a vítima. Após trocas de flertes e fotos íntimas, os suspeitos acusavam as vítimas de pedofilia e ameaçavam vazar as conversas.

Segundo o G1, o grupo de agia da Região Metropolitana de Porto Alegre, contatando vítimas de outros estados. As vítimas passavam a receber ligações de supostos parentes da menor de idade ou de falsos policiais civis que pressionavam sobre a suposta pedofilia. Na extorsão, os falsos perfis exigem valores para não denunciar.

Em um dos casos, os homens criaram um perfil falso em que se passavam por um agente da polícia para pressionar as vítimas. Em troca do dinheiro, o suposto policial civil arquivaria os inquéritos. A foto utilizada era do Delegado José Amancí Reis, que não sabia que sua imagem estava sendo usada para o golpe.

Investigações

Ao G1, a Polícia Civil informou que cerca de 100 mandados judiciais foram cumpridos contra a quadrilha. Destes, 32 são de prisão. As investigações já acontecem há cinco meses. 

Conforme a delegada Luciane Bertoletti, responsável pela operação, uma única conta ligada à quadrilha movimentou R$ 150 mil em um mês. São investigados 19 casos, mas a polícia acredita que mais de 100 pessoas tenham sido vítimas dos crimes. "As vítimas têm vergonha de comparecer a delegacia. Isso é um complicador. Essa extorsão envolve uma situação íntima da pessoa", informou a agente ao G1.


*Com informações do portal G1

Tags

Autor