SÃO PAULO

Tempestade de poeira volta a atingir cidades no interior de São Paulo

Moradores relataram terem sido envolvidos por uma imensa nuvem de poeira que atingiu várias cidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 15/10/2021 às 0:02 | Atualizado em 15/10/2021 às 0:02
Notícia
X

Novas tempestades de poeira atingiram as regiões de Ribeirão Preto e de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, nesta quinta-feira (14). Moradores relataram terem sido envolvidos por uma imensa nuvem de poeira que atingiu várias cidades. As rajadas de vento que carregaram resíduos do solo também derrubaram árvores e deixaram ao menos uma pessoa ferida. Fenômenos semelhantes aconteceram na região de Ribeirão e no sul de Minas Gerais no dia 26 de setembro. Já no oeste paulista, a tempestade de areia cobriu várias cidades no dia 1º de outubro.

Nesta quinta, moradores de Ribeirão Preto usaram as redes sociais para postar vídeos e fotos da nuvem de poeira avermelhada. Alguns moradores tiveram as casas invadidas pelo pó Em seguida, a cidade foi atingida por um temporal que deixou vários bairros sem energia elétrica. Uma árvore caiu sobre um carro na Avenida Adelmo Perdizza. A motorista, de 54 anos, ficou ferida e foi levada consciente para o Hospital São Francisco. O mesmo fenômeno foi observado em São Joaquim da Barra, Serrana, Pitangueiras, Colômbia e Sertãozinho, cidades da região. Segundo os relatos, o céu ganhou uma cor avermelhada.

A prefeitura de Ribeirão Preto informou que as rajadas de vento chegaram a 75 km por hora e houve 39 milímetros de chuva. O temporal causou pontos de alagamento, quedas de árvores em vias públicas e problemas na sinalização de semáforos em diversas avenidas. "A prefeitura está promovendo ações de limpeza e reparos por toda a cidade para evitar maiores transtornos à população", disse, em nota. Devido aos estragos causados pela chuva, o Bosque Zoológico Fábio Barreto só vai abrir após as 12 horas, nesta sexta-feira, 15.

A rodovia Cândido Portinari (SP-334) foi interditada no sentido de Ribeirão Preto devido à queda de uma árvore, no km 324. Em Presidente Prudente, uma forte rajada de vento empurrou uma nuvem de poeira sobre a cidade, no início da manhã. Segundo a Defesa Civil, as rajadas chegaram a 70 km por hora. Na região do aeroporto, no entanto, os ventos chegaram a 92 km/h. Houve queda de árvores em vários bairros. O temporal atingiu também cidades da região, como Presidente Epitácio e Regente Feijó.

Conforme os meteorologistas do Climatempo, a tempestade de poeira é formada pelos ventos intensos que levantam uma quantidade significativa de poeira do solo para a atmosfera, podendo transportar essas partículas por grandes distâncias. O fenômeno é associado também à longa estiagem e à baixa umidade do ar. Em Ribeirão Preto, a umidade do ar era de 19% quando aconteceu a tempestade.

Tags

Autor