HONESTIDADE

Em trailer de autoatendimento, mãe pega alimentos para os filhos e deixa bilhete: "prometo devolver"

No local, os clientes podem levar os produtos e realizar pagamento sozinhos. Não há atendentes ou segurança, apenas a consciência de cada um

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 15/10/2021 às 9:40 | Atualizado em 15/10/2021 às 9:47
Notícia
X

Um bilhete encontrado em um trailer de venda de alimentos sem atendente, localizado no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, chamou bastante atenção na última semana.

Na ocasião, uma mulher informou que havia levado alguns produtos sem pagar porque não tinha dinheiro suficiente e precisava alimentar os filhos.

Apesar disso, ela garantiu que voltaria para quitar a dívida. "Mas não vou roubar, quando tiver dinheiro prometo devolver", dizia a carta.

A mensagem chamou a atenção dos idealizadores do projeto e acabou viralizando. Até agora, no entanto, não se sabe quem teria deixado o recado. 

"Dr. Honesto"

Em funcionamento há cerca de dois anos, a iniciativa nomeada como "Dr. Honesto" surgiu como forma de cobrir custos de uma casa de apoio para pessoas em situação de rua. No local, os clientes podem levar os produtos e realizar o pagamento sozinhos. Não há atendentes ou segurança, apenas a consciência de cada um.

Acontece que, muitas vezes, as pessoas, além de deixar dinheiro no local, deixam também um bilhetinho parabenizando a iniciativa ou explicando quais alimentos levou.

Em uma carta encontrada no local, por exemplo, uma pessoa informava que havia deixado R$ 123 como pagamento por um pão, enquanto o restante poderia ser utilizado para alimentar "a quem precisa".

O trailer realiza a venda dos produtos em uma rodovia no município de Rodeio e de Apiúna, ambos na mesma região do Estado. Apesar de não cobrir todos os custos da casa de apoio, os idealizadores do projeto afirmam que a iniciativa tem ajudado. 

Tags

Autor