Jornalismo

Projeto Comprova vence prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021

O Projeto Comprova realiza trabalho de checagem de fatos com uma coalizão de 33 veículos de imprensa. Entre eles, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/11/2021 às 19:03
Notícia
X

Levando em consideração a importância do jornalismo e da cooperação entre as empresas jornalísticas e seus profissionais no enfrentamento da pandemia de covid-19, a Associação Nacional de Jornais decidiu dividir o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021. As duas iniciativas vencedoras que se destacaram nesse objetivo foram o Consórcio de Veículos de Imprensa e o Projeto Comprova, do qual o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) faz parte.

>> Projeto Comprova vence prêmio por combate à desinformação na pandemia

>> Projeto Comprova começa a atuar no Brasil para combater fake news

O Projeto Comprova realiza trabalho de checagem de fatos como forma de combater a desinformação. Reúne dezenas de jornalistas de mais de 30 veículos de todo o país e tem sido fundamental no esclarecimento das informações a respeito da pandemia no Brasil.

A ideia do projeto é descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre políticas públicas, processo eleitoral e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

Em julho de 2021, os participantes decidiram também iniciar a verificação da desinformação envolvendo possíveis candidatos à presidência da República. Desde então, o projeto tem monitorado nomes que vem sendo incluídos em pesquisas dos principais institutos. O Comprova é uma iniciativa sem fins lucrativos.

Consórcio

Já o Consórcio de Veículos de Imprensa foi formado para reunir e divulgar dados confiáveis a respeito da pandemia no país. A iniciativa foi de seis veículos de imprensa: O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, Extra, UOL e G1.

Para Marcelo Rech, presidente da ANJ, a premiação é um reconhecimento ao jornalismo profissional como atividade em favor do bem comum: “Ao dividirmos o prêmio entre o Comprova e o Consórcio estamos destacando para o país que as empresas jornalísticas e seus profissionais vêm cumprindo com grande eficiência a missão de trazer a público o que interessa aos cidadãos. Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas”.

O prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021 será entregue a representantes do Projeto Comprova e do Consórcio de Veículos de Imprensa no dia 1º de dezembro.

Tags

Autor