ARQUITETURA

Morre o arquiteto Ruy Ohtake, Filho de Tomie Ohtake, aos 83 anos

Ele lutava contra um câncer de medula, mielodisplasia, e morreu no flat onde morava; arquiteto teve seu trabalho reconhecido com inúmeros prêmios, como o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 27/11/2021 às 11:22
Notícia
X

O arquiteto Ruy Ohtake morreu na manhã deste sábado (27), aos 83 anos. Ele lutava contra um câncer de medula, mielodisplasia, e morreu no flat onde morava, na Rua Mauri, em São Paulo. Segundo a sua assessoria, o velório será realizado no próprio apartamento, só para as pessoas mais próximas. e o corpo será cremado no Horto da Paz, às 17h.

Filho da artista plástica Tomie Ohtake e irmão do também arquiteto Ricardo, Ruy nasceu em São Paulo, em 27 de janeiro de 1938, e curou arquitetura na FAU-USP, formando-se em 1960. Teve seu trabalho reconhecido com inúmeros prêmios, como o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB (2007).

Em seus mais de 60 anos de carreira, Ruy Ohtake assinou projetos marcados por linhas onduladas, que podem ser apreciados pela cidade de São Paulo, como é o caso do Instituto Tomie Ohtake e dos hotéis Unique e Renaissance -, além de ter realizado obras de infraestrutura e equipamentos públicos e privados importantes para várias cidades, a exemplo do Parque Ecológico do Tietê, Expresso Tiradentes e Conjunto Residencial e Polo Educacional de Heliópolis, em São Paulo; Parque Ecológico de Indaiatuba; Aquário do Pantanal, em Campo Grande; Brasília Shopping, em Brasília; Estádio Walmir Campelo Bezzera, em Gama, DF; Embaixada Brasileira em Tóquio. Sua produção tem sido registrada em revistas e livros.

Tags

Autor