RETROSPECTIVA 2021

Google Trends: descubra o que mais os brasileiros pesquisaram sobre "o que é"

Google Trends disponibilizou os termos mais pesquisados durante o ano de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Inácio

Publicado em 31/12/2021 às 7:00
Notícia
X

Em mais um ano atípico de pandemia da covid-19, muitas palavras novas surgiram e caíram na boca do povo. Muitos brasileiros pesquisaram alguns temas no google e palavras que se tornaram comuns no cotidiano, devido aos fatos que vivemos em 2021. Veja agora no levantamento feito pelo Google Trends, quais palavras despertaram mais curiosidade nos brasileiros.

O que é? Veja os 10 termos mais pesquisados pelos brasileiros:

O que é cringe?

Em primeiro lugar na relação dos termos mais pesquisados aparece "O que é cringe?". Essa palavra provocou um grande debate para justificar costumes e atitudes entre pessoas das gerações millenials (1981-1996) e a geração Z (nascidos na década de 1990 em diante). A palavra de origem inglesa consiste em uma gíria utilizada para se referir às situações desconfortantes e constrangedoras vivenciadas por determinada pessoa.

Reprodução/Twitter
A palavra "cringe" lidera o ranking dos memes mais usados em 2021. - Reprodução/Twitter

O que é basculho?

Basculho, sem dúvidas foi uma das palavras que mais se destacaram em 2021 e ocupou a segunda posição no racking do Google Trends. Protagonizada pela briga entre o pernambucano e a cantora Pocah, na edição do Big Brother Brasil (2021), a confusão se deu quando a artista foi perguntar a Gil do Vigor sobre o que ele havia fala sobre ela no Jogo da Discórdia.

"Eu não vim do lixo pra perder pra basculho", disse Gil para Pocah. No momento da briga Gil não revelou o significado da palavra quando foi questionado pela cantora. A expressão "Basculho", comum na região Nordeste do Brasil, significa o mesmo que "vasculho", que quer dizer sujeira, entulho ou lixo.

Reprodução / TV Globo
Após a dinâmica, Pocah foi conversar com o brother, afirmando que ele havia falado do caráter dela - Reprodução / TV Globo

O que aconteceu com o WhatsApp?

No dia 4 de outubro em todo o mundo houve uma queda geral no WhatsApp e em outras plataformas. A interrupção durou entorno de 6h e registrou mais de 8 mil reclamações nas redes sociais comandadas por Marck Zuckerber. A queda foi causada por uma "mudança de configuração defeituosa" em seus servidores, o que impediu o acesso dos usuários às plataformas. A pergunta "O que aconteceu com o WhatsApp?" apareceu em terceiro lugar nas buscas de acordo com o Google Trends.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Whatsapp, Facebook e Instagram sofrem instabilidade e ficam fora do ar durante 7 horas no mundo todo. - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

O que é politraumatismo?

No dia 5 de novembro o Brasil se despediu de uma das vozes sertanejas mais importantes dos últimos tempos, a cantora Marilia Mendonça morreu em um acidente aéreo que também vitimou outras quatro pessoas. No entanto, a causa da morte da cantora e das outras vítimas foi apontada como sendo politraumatismo contuso, quando acontecem múltiplas lesões em órgãos vitais causando a morte instantânea. A pergunta "O que é politraumatismo?" apareceu em quarto lugar nas buscas de acordo com o Google Trends.

Reprodução/PM-MG
O acidente aconteceu na tarde da última sexta-feira (5) - Reprodução/PM-MG

O que estuda a gelotologia?

A ciência que estuda o riso, o humor e os seus efeitos fisiológicos e psicológicos no corpo humano também não ficou de fora da lista. A pergunta "O que estuda a gelotologia?" ocupou o quinto lugar das mais buscadas de acordo com o Google Trends.  

 

O que é comorbidade?

No Brasil, uma das preferências para ser priorizado na vacinação contra a covid-19 foi de ter alguma comorbidade (doença preexistente). Muitos brasileiros portadores de diabetes, hipertensões e outras doenças queriam saber se poderiam chegar primeiro na fila da vacinação. Por isso a pergunta "O que é comorbidade?" ocupou o sexto lugar das mais buscadas de acordo com o Google Trends.

Breno Esaki/Secretaria de Saúde do Distrito Federal
País supera 350 milhões de vacinas contra covid-19 distribuídas - Breno Esaki/Secretaria de Saúde do Distrito Federal

O que é Talibã?

A organização do Talibã também não ficou de fora da lista dos assuntos mais buscados. O grupo é liga à etnia pachto liderou o Afeganistão entre 1996 e 2001, sob extrema ditadura religiosa, com base na interpretação da Sharia (lei muçulmana). A população do país, no entanto, está tentando deixar o país depois que o Talibã tomou a capital Cabul. O regime no país segue várias regras, entre elas, as mulheres devem seguir regras submissas e não podem deixar o seu corpo amostra.

WAKIL KOHSAR / AFP
A volta dos talibãs ao poder no Afeganistão ocorreu em meados de agosto - WAKIL KOHSAR / AFP

O que é estigma?

 Aprovação e desaprovação os estigmas sociais, religiosos e entre outros seguem a contramão das normas culturais. Esse aspecto mostra, segundo a sociologia, uma marca objetiva que recebe uma valoração social negativa.

O que aconteceu com MC Kevin?

No dia 16 de maio de 2021 o funkeiro MC Kevin, morreu após cair da janela de um quarto de hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Muito se especulou sobre a morte do cantor, indo de hipóteses como queda após desequilíbrio na varanda, traição, brigas e até uso de drogas.

INSTAGRAM/REPRODUÇÃO
MC Kevin faleceu no dia 16 de maio, após cair do quinto andar de um hotel no Rio de Janeiro - INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

O que é imunossuprimidos?

Os imunossuprimidos são as pessoas que não possuem a proteção integral que o sistema imunológico oferece ao corpo humano. Esse sistema é responsável por proteger o corpo de vírus, bactérias e outros agentes infecciosos. As pessoas também podem nascer com uma falha no sistema imunológico, em decorrência de doenças congênitas ou podem adquirir imunodeficiências secundárias, como os pacientes com HIV, pessoas em tratamento de câncer e transplantados. Todos necessitam dos imunossupressores pelo resto da vida. Essa categoria foi uma das que forma priorizadas na fila da vacina contra a covid-19. O questionamento "O que é imunossuprimidos?" ocupou o quinto lugar dos termos mais buscadas de acordo com o Google Trends.  

Myke Sena/MS
A 3ª dose para imunossuprimidos começar a ser aplicada neste sábado (18) - Myke Sena/MS

 

Tags

Autor