MINAS GERAIS

Conheça Santa Luzia, a capital brasileira dos presépios

Diversos moradores da cidade mineira abrem as portas de suas casas para mostrar suas criações para o período natalino, ao longo do evento 'Circuito dos Presépios', realizado na cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 23/12/2021 às 19:43
Notícia
X

Todos os anos, a aposentada Iria Maria e o marido João de Castro, também aposentado, passam meses montando uma estrutura por ocasião do Natal. As mais de 1.500 peças vão se tornar um enorme presépio. Mas a casa deles é apenas uma das mais de 40 na cidade mineira de Santa Luzia, que abre as portas ao público para mostrar suas criações durante o 'Circuito dos Presépios' da cidade.

"É uma coisa muito importante na nossa vida, eu sempre achei. E muita gente associa a gente a presépio, então fala: É aquele casal que faz presépio. Então a gente fica muito ligado", diz Iria.

"Em mim é uma questão de DNA, Santa Luzia sempre foi a cidade dos presépios, se fazia presépios enormes e a família da minha avó paterna é uma família antiga de Santa Luzia e todas as mulheres da família faziam presépios", acrescenta João.

Esta é a 16ª edição do evento. De acordo com a prefeitura de Santa Luzia, todos os presépios foram catalogados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A professora Ilda é outra que também prepara com cuidado o imenso presépio, dentro de casa. "Realmente é uma tradição muito linda! É o momento de muita festa. É tanta gente que vem visitar, então acho que é uma contribuição da nossa cidade para a tradição, para não terminar com esses presépios lindos", afirma.

Mas os visitantes precisam ficar atentos às condições de visitação. Com a pandemia da covid-19, o uso de máscaras é obrigatório em todas as visitas às residências. Inclusive na casa da economista Maria Goretti, que também já participou de diversas edições do 'Circuito de Presépios'.

"Natal para mim é o presépio é o nascimento de Jesus. Eu tenho vários presépios, coleção de presépios e monto todos os anos esses presépios para visitação", destaca Goretti.

O evento começou oficialmente no dia 14 de dezembro e as visitas podem ser feitas até o dia 6 de janeiro.

Tags

Autor