PRECAUÇÃO

Recall losartana: saiba quais comprimidos estão sendo recolhidos por causa da presença de impurezas

A Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. informou que está fazendo o recolhimento voluntário de lotes do medicamento utilizado no tratamento de hipertensão arterial

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 09/03/2022 às 22:00 | Atualizado em 09/03/2022 às 23:43
Notícia
X

A Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. informou que está fazendo o recolhimento voluntário de lotes do medicamento losartana, utilizado no tratamento de hipertensão arterial (pressão alta). A medida foi tomada como precaução "devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos". 

"Uma impureza mutagênica é uma substância química que pode causar uma mudança no DNA de uma célula. Essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, mas o risco específico dessa impureza causar câncer em humanos é atualmente desconhecido", explicou a farmacêutica. 

O recolhimento engloba todos os lotes dos produtos:

  • losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg
  • losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg
  • losartana potássica 50 mg e 100 mg

A ação acontece em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em conjunto com órgãos regulatórios de outros países.

A Sanofi Medley destaca que a interrupção abrupta do tratamento com produtos contendo losartana pode estar associada a riscos potenciais para os pacientes e deve ser monitorada cuidadosamente pelo seu médico. O risco para a saúde de descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar os seus médicos ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos.

Em caso de dúvidas sobre o tratamento, o médico deverá ser consultado. O recolhimento não apresenta custo ao paciente. Caso possua qualquer lote desses produtos, por favor, contate o SAC da Medley 0800-703-0014.

Tags

Autor